Questões de Redação Oficial

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Listagem de Questões de Redação Oficial

Analise as afirmações sobre o uso do Correio Eletrônico (E-mail) nas redações oficiais e responda o que se pede.
( ) Sua utilização tornou-se prática comum apenas nas correspondências do âmbito privado. ( ) Atualmente o e-mail pode ser considerado um documento oficial. ( ) Por ter baixo custo e ser muito rápido, o e-mail transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos oficiais. ( ) A estrutura do e-mail é muito flexível, por isso, pode-se usar uma linguagem incompatível com a dos documentos oficiais. ( ) O local e a data são obrigatórios no corpo da mensagem.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

As manchetes a seguir foram retiradas do jornal “Paraíba Online". Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as referidas manchetes, considerando as normas ortográficas explicitadas pelo Manual de Redação da Presidência da República.
I- Presidente da ALPB _______ PTde fazer _______ e causar crise política no PSB. II- Justiça concede liminar e evita _______ de cargos de confiança na UFPB e IFPB. III- Suspeito de furto é preso em _______ em Campina Grande. IV- Após denúncias anônimas, _______ é fechado em Campina Grande.

Leia as proposições a seguir sobre esses deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais e coloque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos. ( ) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República. ( ) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende. ( ) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. ( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.
Está CORRETA a alternativa:

A ambiguidade ocorre quando um enunciado pode ser tomado em mais de um sentido. Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão. Leia os enunciados abaixo e identifique os que apresentam ocorrência de ambiguidade na sua construção.
I- Beatriz estudou muito para o concurso, e sua irmã também. II- Mãe e filha grávida morrem em acidente em Brasília. III- IV- Os sindicalistas obedeceram à decisão do juiz.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:
I- Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado. II- Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas. III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público. IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

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