Questões de Radiologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Radiologia do ano 2025

A vantagem diagnóstica mais relevante da avaliação por ressonância magnética cardiovascular (RMC) em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica, em comparação com o ecocardiograma, é permitir

O mapeamento T2 evita falsos negativos em condições inflamatórias difusas porque

O mapeamento T2 é especialmente útil na seguinte condição clínica:

A caracterização do tecido miocárdico em ressonância magnética é baseada em

Com relação à avaliação do pâncreas pela RM, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A RM permite avaliar características morfológicas e o conteúdo interno das lesões císticas pancreáticas, auxiliando na diferenciação entre neoplasias císticas e pseudocistos.
( ) A RM é incapaz de diferenciar lesões císticas potencialmente agressivas de lesões benignas, sendo necessário exclusivamente um exame histopatológico para isso.
( ) Sequências específicas de RM, como a colangiorressonância (MRCP), ajudam na identificação de conexões entre as lesões císticas e o ducto pancreático, o que é útil para o diagnóstico diferencial.
( ) O uso de contraste na RM pode ajudar a identificar vascularização em lesões císticas, característica que pode sugerir maior potencial de agressividade.
( ) A RM não é útil para avaliar o ducto pancreático, sendo necessário um exame de ultrassonografia endoscópica para essa finalidade.

As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis