Questões de Raciocínio Lógico da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Raciocínio Lógico da Instituto Consulplan

As alunas Ana; Eva; Dalila; e, Ester receberam suas provas de matemática corrigidas e algumas delas fizeram os comentários a seguir sobre as suas notas:
Comentário de Ana: Dalila tirou 9 pontos e Eva tirou 8 pontos. Comentário de Eva: Dalila tirou 8 pontos e Ester tirou 7 pontos. Comentário de Dalila: Ester tirou 6 pontos e Ana tirou 8 pontos.
Cada uma das três alunas disse uma verdade e uma mentira, não necessariamente nessa ordem. Considerando a ordem decrescente de suas notas, assinale, a seguir, a sequência correta dos nomes das quatro alunas. 

Duas proposições, expressas de maneiras diferentes, podem ser logicamente equivalentes, mesmo que, aparentemente, não apresentem uma relação entre elas. Assinale a alternativa em que as proposições não são logicamente equivalentes. 

Os quantificadores, universal e existencial, são operadores lógicos que restringem as funções proposicionais, de forma que estas funções se refiram a todo o conjunto ou a uma parte dele. Considere A = {1, 2, 3, 4, 5} e dado x ? A. Assinale, a seguir, a função proposicional quantificada que tem seu valor lógico falso.

Uma lanchonete no centro da cidade é muito famosa por fazer um delicioso sanduíche de pão com carne. A receita é simples: um pão francês; 200 g de carne; e, vinagrete. A carne usada na receita vem em pacotes com 750 g que, ao serem abertos, devem ser consumidos no mesmo dia. Durante uma festividade matutina na cidade, sabe-se que a lanchonete vendeu 21 sanduíches sem desperdiçar nenhum pedaço de carne. Assim, para que até o final do dia não restem pacotes de carne abertos, a lanchonete precisará vender, antes de fechar neste mesmo dia, no mínimo, quantos sanduíches a mais? 

Diversas lojas de artigos diversificados têm o costume de dar 10% de desconto para os clientes que pagarem as suas compras à vista e, mesmo assim, alguns clientes insistem em pedir descontos acima desse percentual. Sabendo disso, o dono de uma dessas lojas aumentou o preço de todos os seus produtos em 5% e passou a dar um desconto de 15% ao invés dos 10% que seus concorrentes ofereciam. Se um cliente pagar, à vista, R$ 35,70 por um item dessa loja, já com o valor do novo desconto aplicado, pode-se concluir que, comparado ao preço praticado pelos seus concorrentes, incluído o tradicional desconto de 10%, essa loja vendeu o produto: 

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