Questões sobre Proposições Equivalentes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Proposições Equivalentes

Julgue os itens seguintes, a respeito dos conceitos básicos de lógica e tautologia.

A proposição "Se 2 for ímpar, então 13 será divisível por 2" é valorada como F.

Considere a afirmação X seguinte, que pode ser V ou F: "Se Maria for casada, então ela virá de vestido branco". Tendo como base o texto, essa afirmação e as possíveis valorações V ou F das proposições simples que a compõem, julgue os itens seguintes.

Se a proposição "Maria é casada" for F, então, independentemente de X ser V ou F, a proposição "Se Maria não for casada, então ela não virá de vestido branco" será sempre F.

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras ou falsas, mas não admitem ambos os julgamentos. A esse respeito, considere que A represente a proposição simples "É dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função", e que B represente a proposição simples "É permitido ao servidor que presta atendimento ao público solicitar dos que o procuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua missão".

Considerando as proposições A e B acima, julgue os itens subseqüentes, com respeito ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e às regras inerentes ao raciocínio lógico.

A proposição composta "Se A então B" é necessariamente verdadeira.

Considere a seguinte seqüência de proposições: A O bioma caatinga está limitado por um triângulo cuja base mede 1.117 km; B O bioma caatinga está limitado por um triângulo cuja base mede 1.117 km e a altura desse triângulo com relação a essa base é inferior a 1.500 km. Nessa situação, se a proposição A for verdadeira, então a proposição composta A  B é verdadeira.

A lógica formal representa as afirmações que os indivíduos fazem em linguagem do cotidiano para apresentar fatos e se comunicar. Uma proposição é uma sentença que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F) (embora não se exija que o julgador seja capaz de decidir qual é a alternativa válida). Para designar as proposições, usam-se freqüentemente as letras maiúsculas do alfabeto: A, B, C etc.

Na comunicação entre indivíduos, combinam-se proposições por meio de conectivos, como "e", indicado pelo símbolo v, e "ou", indicado por w, para formar proposições compostas mais complexas. Usa-se também o modificador "não", indicado pelo símbolo ¬, para produzir a negação de uma proposição. Proposições A e B podem ser combinadas na forma "se A, então B" — ou A implica B —, indicada por A ÷ B, em que o conectivo ÷ é o condicional ou implicação.

O julgamento de uma proposição composta depende do julgamento que se faz de suas proposições componentes mais simples.

Por exemplo, considerando-se todos os possíveis julgamentos, ou valorações, V ou F das proposições simples A e B, tem-se a seguinte tabela-verdade para as proposições compostas indicadas.

A proposição "Se 9 for par e 10 for ímpar, então 10 < 9" é uma proposição valorada como F.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis