Questões de Raciocínio Lógico do ano 2025

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Listagem de Questões de Raciocínio Lógico do ano 2025

        Após a análise de dados de desempenho de funcionários de certa empresa, uma equipe de gestão chegou às seguintes conclusões:

• todos os funcionários que participam do programa de treinamento contínuo (T) alcançam metas de produtividade (P);

• alguns funcionários que atingem metas de produtividade (P) também participam de projetos de inovação (I);

• há funcionários que participam de projetos de inovação (I) mas não fazem parte do programa de treinamento contínuo (T).

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética precedente, julgue o seguinte item, relativos às relações entre os conjuntos T, P e I.


P é um subconjunto de T.

        Após a análise de dados de desempenho de funcionários de certa empresa, uma equipe de gestão chegou às seguintes conclusões:

• todos os funcionários que participam do programa de treinamento contínuo (T) alcançam metas de produtividade (P);

• alguns funcionários que atingem metas de produtividade (P) também participam de projetos de inovação (I);

• há funcionários que participam de projetos de inovação (I) mas não fazem parte do programa de treinamento contínuo (T).

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética precedente, julgue o seguinte item, relativos às relações entre os conjuntos T, P e I.


É possível concluir que I implica P.

        Após a análise de dados de desempenho de funcionários de certa empresa, uma equipe de gestão chegou às seguintes conclusões:

• todos os funcionários que participam do programa de treinamento contínuo (T) alcançam metas de produtividade (P);

• alguns funcionários que atingem metas de produtividade (P) também participam de projetos de inovação (I);

• há funcionários que participam de projetos de inovação (I) mas não fazem parte do programa de treinamento contínuo (T).

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética precedente, julgue o seguinte item, relativos às relações entre os conjuntos T, P e I.


O diagrama lógico que representa a relação entre T, P e I pode não mostrar interseções entre todos os três conjuntos. 

        Após a análise de dados de desempenho de funcionários de certa empresa, uma equipe de gestão chegou às seguintes conclusões:

• todos os funcionários que participam do programa de treinamento contínuo (T) alcançam metas de produtividade (P);

• alguns funcionários que atingem metas de produtividade (P) também participam de projetos de inovação (I);

• há funcionários que participam de projetos de inovação (I) mas não fazem parte do programa de treinamento contínuo (T).
Com base nas informações apresentadas na situação hipotética precedente, julgue o seguinte item, relativos às relações entre os conjuntos T, P e I.

A lógica proposicional afirma que, se todos os funcionários que participam de T alcançam P, então a negação de T implica a negação de P.

        Em uma reunião da equipe de gestão de uma instituição em que se discute a implementação de uma nova política de trabalho remoto, um dos gestores apresenta o seguinte argumento:

        Gestor 1: “Se adotarmos a política de trabalho remoto, os custos operacionais da empresa serão reduzidos significativamente. Além disso, as empresas concorrentes que já adotaram o trabalho remoto têm reportado aumento na satisfação dos funcionários, o que também deve ocorrer conosco. Assim, podemos concluir que o trabalho remoto será benéfico para a empresa em todos os aspectos.”

        Outro gestor, porém, intervém e critica o argumento, da seguinte forma:

        Gestor 2: “Acho que essa conclusão é exagerada e que o foco dessa análise deve ser mais detalhado. Sugiro que consideremos fatores adicionais, como o impacto na produtividade e a necessidade de adaptações tecnológicas, para que a decisão seja baseada em uma argumentação mais sólida.”

        Em seguida, um terceiro gestor, em tom conciliador, apresenta a seguinte ponderação:

         Gestor 3: “Apesar de reconhecermos os benefícios relatados por outras empresas, precisamos considerar o contexto específico da nossa organização, incluindo os desafios logísticos e culturais. Além disso, mesmo que o trabalho remoto seja adotado, nem todos os funcionários terão acesso às mesmas condições de trabalho em casa, o que pode criar desigualdades internas.” 

Considerando essa situação hipotética e os argumentos apresentados pelos gestores 1, 2 e 3, julgue o seguinte item. 


A intervenção do gestor 3 reforça a argumentação crítica ao trazer elementos contextuais que podem afetar os resultados esperados pelo trabalho remoto.

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