Questões de Psiquiatria da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria da FGV

Sobre os transtornos dissociativos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Segundo o DSM 5-TR, os fatores de risco para a patologia dissociativa incluem negligência e abuso sexual, físico e emocional por parte dos pais, trauma e adversidades cumulativas no início da vida e trauma ou tortura sustentados associados a cativeiro.
II. As alterações de experiência no transtorno de despersonalização/desrealização não são acompanhadas por testes de realidade intactos: o indivíduo geralmente não percebe que suas experiências de irrealidade ou distanciamento não refletem mudanças reais no mundo externo ou em si mesmo
III. A amnésia dissociativa é retrograda e os indivíduos com que sofrem da condição frequentemente não têm consciência (ou têm consciência parcial) de seus problemas de memória e muitos, embora percebam lacunas na memória, minimizam a importância da perda da memória.

Está correto o que se afirma em

Assinale a opção que indica a condição que não é compatível com a inimputabilidade jurídica.

Danilo, de 31 anos, advogado, procura atendimento psicológico relatando tristeza, desânimo, sentimento de angústia, insônia e dificuldades de concentração. Esses sintomas começaram há três meses, após sua demissão inesperada e tem causado prejuízo laboral e social. Ele afirma que a ideia de estar desempregado o deixa ansioso, e evita discutir o assunto com amigos e familiares.
Com base no caso relatado, o diagnóstico mais provável é 

A característica essencial de um transtorno de insônia é a insatisfação com a quantidade ou qualidade do sono com queixas de dificuldade para iniciar ou manter o sono. As queixas de sono são acompanhadas por sofrimento clinicamente significativo ou comprometimento em áreas sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes de funcionamento. A perturbação do sono pode ocorrer durante o curso de outro transtorno mental ou condição médica, ou pode ocorrer independentemente.
Traduzido de AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5. ed., texto rev.). 2022
Sobre os tratamentos farmacológicos para esse transtorno, assinale a afirmativa correta.

Sobre os transtornos fóbicos ansiosos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A agorafobia provavelmente é a mais incapacitante das fobias. Muito frequentemente, ela é consequência do transtorno de pânico e pessoas com agorafobia buscam evitar situações as quais sentem que poderiam desencadear um ataque de pânico ou situações das quais imaginam que seria difícil escapar caso tivessem um ataque de pânico.
II. O diagnóstico de fobia específica requer o desenvolvimento de ansiedade grave, mesmo a ponto de sofrerem com ataques de pânico, quando há exposição ao objeto ou situação temida.
III. As fobias específicas possuem alta prevalência, principalmente entre mulheres, que são afetadas em uma proporção de 2:1 em relação aos homens, exceto para as fobias relacionadas ao o medo de sangue, injeção ou ferimentos.
IV. O tratamento mais eficaz para as fobias é, provavelmente, a terapia comportamental, que tem o intuito de dessensibilizar o paciente para os estímulos que provocam ansiedade, mas, mais especificamente para a ansiedade social e agorafobia, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina são eficazes e considerados o tratamento farmacológico de primeira linha.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis