Questões sobre Psiquiatria infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psiquiatria infantil

“Os homens agem sobre o mundo, modificando-o, e são, por sua vez, modificados pelas consequências de sua ação”. Tal citação foi feita pelo psicólogo Frederic Skinner, em 1957, e resume parte de sua teoria. Qual linha de psicoterapia, muito utilizada no trabalho com crianças, foi desenvolvida a partir desta teoria? 

Paciente M., sexo masculino, 5 anos, acompanhado da mãe em consulta psiquiátrica, que busca um diagnóstico para o filho. A mãe relata que a gravidez de M. foi normal, sem intercorrências ou uso de medicamentos ou substâncias, assim como o parto. Porém, M. apresentou atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor, vindo a andar com quase 2 anos; saiu da fralda com 4 anos e meio, fala apenas pequenas frases e de forma pouco compreensível. M. irrita-se com facilidade, é bastante inquieto e estabelece pouco contato com adultos ou crianças. Apresenta atraso pedagógico e necessita de acompanhante em sala de aula. Ao exame físico, chama atenção que M. apresenta face alongada, orelhas e testa grandes, mandíbula proeminente, baixo tônus muscular e articulações muito flexíveis. A hipótese diagnóstica que melhor explica os sintomas e as características físicas de M. é de síndrome

Durante a infância, surgem sintomas de inatenção e/ou sintomas de hiperatividade/impulsividade que, quando persistentes, acabam impactando negativamente as atividades sociais e acadêmicas. Assinale a alternativa que indica o tempo mínimo necessário para atender aos critérios diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH).

#Questão 1059745 - Psiquiatria, Psiquiatria infantil, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Psiquiatra

Para o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o DSM-5 determina que os sintomas aparecem antes dos:

#Questão 1059868 - Psiquiatria, Psiquiatria infantil, IF-TO, 2022, IF-TO, 2022 - IF-TO - Médico/Área: Psiquiatria

João tem 7 anos e está cursando a segunda série do ensino fundamental em uma escola municipal. Foi encaminhado para avaliação a pedido do diretor por causar transtorno em sala de aula por ser excessivamente agitado e ruidoso, o que o leva ao conflito com o professor. O maior problema referido é um comportamento explosivo. O garoto se recusa a obedecer ao professor, fala aos gritos e perde o controle quando contrariado. O padrão de desobediência e descontrole da escola se repete durante o dia em casa. O pai, por sua vez, só está com a família à noite e acha graça no comportamento de João, relatando que ele sempre foi assim e que meninos dessa idade são mesmo agitados e desafiadores. Sua única queixa é que ele está sempre se metendo nos assuntos dos outros e não tem paciência com tempos de espera, como em viagens de carro. Os dois não entendem por que o professor diz que ele não consegue prestar atenção nos trabalhos de aula, se o garoto se concentra tanto quando joga videogame. Quando indagados, entretanto, algumas características foram confirmadas: está sempre perdendo roupas e brinquedos, é desorganizado ao extremo e parece estar “no mundo da lua” a maior parte do tempo.
Com relação ao caso clínico, que diagnóstico é possível inferir a partir das informações fornecidas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis