Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

#Questão 1119027 - Psiquiatria, Psicopatologia, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Psiquiatria/Pronto-Socorro

A relação entre o conceito das personalidades psicopáticas descritas pelo Kurt Schneider e o transtorno de personalidade antissocial é próxima, mas esses conceitos não são idênticos.


A(s) característica(s) central(is) observada(s) em pacientes com transtorno de personalidade antissocial

Para estabelecer relações de causalidade, assinale o desenho de estudo que é considerado o mais apropriado para investigar a relação entre fatores de risco e a taxa de transtornos mentais em uma população ao longo do tempo. 

O termo neurose, utilizado por Freud ao desenvolver conceitos da teoria psicanalítica, refere-se, em linhas gerais, a uma condição psíquica marcada por angústias, obsessões e fobias como manifestações de conflitos do inconsciente, porém sem perda da conexão com a realidade. Nesse cenário, o ego desenvolve mecanismos de defesa na tentativa de manter os conflitos sob controle e diminuir o sofrimento. Por exemplo, alguém que se sente bastante inseguro em suas habilidades sociais pode se tornar excessivamente perfeccionista em outras áreas, buscando excelência e validação por meio do trabalho ou desempenho acadêmico, como forma de enfrentar a ansiedade e baixa autoestima.

O exemplo exposto se refere a qual tipo de mecanismo de defesa do ego, de acordo com a teoria psicanalítica?

Mulher de 26 anos é levada ao pronto-socorro após manifestar que deseja cometer suicídio. Ela tem apresentado mudanças de humor, que vai de sintomas depressivos à euforia, e momentos de intensa ira, que dura minutos ou horas. Relata que tem tido sentimentos paranoicos e vagas alucinações auditivas na última semana, desde que terminou o relacionamento com o namorado. Há 3 dias, ela cortou os braços com uma navalha, mas apenas superficialmente. O histórico também é notável para promiscuidade, relacionamentos instáveis e uso de cocaína. O mais provável diagnóstico é de transtorno

A esquizofrenia e os denominados transtornos esquizofrênicos constituem um grupo de distúrbios mentais graves, sem sintomas patognomônicos, mas caracterizados por distorções do pensamento e da percepção, por inadequação e embotamento do afeto sem prejuízo da capacidade intelectual (embora ao longo do tempo possam aparecer prejuízos cognitivos). Seu curso é variável, aproximadamente 30% dos casos apresentam recuperação completa ou quase completa, cerca de 30% com remissão incompleta e prejuízo parcial de funcionamento e cerca de 30% com deterioração importante e persistente da capacidade de funcionamento profissional, social e afetivo (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Portaria SAS/MS nº 364, de 9 de abril de 2013).
Sobre os sintomas da esquizofrenia, assinale a alternativa que não corresponde a um sintoma dessa doença: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis