Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

Sobre os transtornos dissociativos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Segundo o DSM 5-TR, os fatores de risco para a patologia dissociativa incluem negligência e abuso sexual, físico e emocional por parte dos pais, trauma e adversidades cumulativas no início da vida e trauma ou tortura sustentados associados a cativeiro.
II. As alterações de experiência no transtorno de despersonalização/desrealização não são acompanhadas por testes de realidade intactos: o indivíduo geralmente não percebe que suas experiências de irrealidade ou distanciamento não refletem mudanças reais no mundo externo ou em si mesmo
III. A amnésia dissociativa é retrograda e os indivíduos com que sofrem da condição frequentemente não têm consciência (ou têm consciência parcial) de seus problemas de memória e muitos, embora percebam lacunas na memória, minimizam a importância da perda da memória.

Está correto o que se afirma em

Danilo, de 31 anos, advogado, procura atendimento psicológico relatando tristeza, desânimo, sentimento de angústia, insônia e dificuldades de concentração. Esses sintomas começaram há três meses, após sua demissão inesperada e tem causado prejuízo laboral e social. Ele afirma que a ideia de estar desempregado o deixa ansioso, e evita discutir o assunto com amigos e familiares.
Com base no caso relatado, o diagnóstico mais provável é 

O assunto personalidade e suas alterações é um dos mais difíceis e polêmicos de toda a psicopatologia (...) Personalidade é o conjunto integrado de traços psíquicos, consistindo no total das características individuais, em sua relação com o meio, conjugando tendências inatas e experiências adquiridas no curso de sua existência.
Dalgalarrondo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3ª edição. Artmed: Porto Alegre, 2019.

Sobre a psicopatia, avalie as afirmativas a seguir.

I. Para Kurt Schneider, as personalidades anormais relevantes para a psiquiatria seriam as chamadas personalidades psicopáticas, que incluiriam as pessoas cuja anormalidade de personalidade lhes faria sofrer e causaria sofrimento à sociedade (as pessoas que com elas convivem); para Schneider, as personalidades anormais, inclusive as psicopáticas, não são doenças mentais (que para ele deveriam ter substrato corporal conhecido ou suposto); são apenas variações de normas populacionais; essa ideia permeia os conceitos atuais de transtorno de personalidade.
II. O Transtorno de Personalidade Antissocial é a forma de se compreender “sociopatias”, “psicopatias”, sendo critérios para o diagnóstico, conforme o DSM-5: i. fracasso em ajustarse às normas sociais relativas a comportamentos legais; ii. tendência à falsidade, a mentir repetidamente, a falsificar nomes, documentos, trapacear para ganho pessoal ou por prazer; iii. extremo autocontrole, planejando cuidadosamente suas ações futuras; iv. ausência de remorso, verificada pela indiferença ou racionalização em relação a ter ferido, maltratado, prejudicado gravemente ou roubado outras pessoas. Assim, verifica-se a incapacidade de experimentar culpa e de aprender com a experiência, particularmente com a punição.
III. O tratamento do transtorno de personalidade antissocial normalmente é bem-sucedido, com psicoterapias (em especial a psicanalítica) e medidas de reabilitação social.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1119013 - Psiquiatria, Psicopatologia, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Psiquiatria da Infância e Adolescência

A apresentação psicopatológica de um transtorno psiquiátrico pode ser bastante variável a depender da idade e nível de desenvolvimento do indivíduo. No caso das fobias específicas e fobia social, a classificação diagnóstica DSM-5 traz como nota a possibilidade de crianças expressarem medo e ansiedade de que maneira?

#Questão 1119025 - Psiquiatria, Psicopatologia, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Psiquiatria/Pronto-Socorro

O Modelo Alternativo para os Transtornos de Personalidade (AMPD), apresentado no DSM-5, propõe avaliar dimensionalmente diversos domínios de traços de personalidade disfuncionais para permitir uma descrição detalhada dos transtornos de personalidade. Esses domínios permitem caracterizar o grau em que cada um deles impacta o funcionamento do indivíduo.


Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um domínio que corresponde ao traço patológico de personalidade, de acordo com o sistema AMPD.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis