Questões de Psiquiatria do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria do ano 2025

As epilepsias podem estar associadas a uma série de quadros psiquiátricos que afetam a qualidade de vida dos pacientes. A presença de comorbidades psiquiátricas, a estigmatização dos pacientes com epilepsia e alterações cognitivas ao longo da vida são os seus principais problemas.

Assinale a afirmativa correta sobre as alterações cognitivas dos pacientes com epilepsias.

A esquizofrenia é uma psicose complexa que se manifesta através de diferentes dimensões de sintomas. A compreensão dessas manifestações psicopatológicas é fundamental para direcionar o tratamento, pois as intervenções terapêuticas impactam os diferentes tipos de sintomas de maneiras distintas.

Tendo isso em vista, qual é o grupo de sintomas particularmente sensível ao bloqueio dos receptores de dopamina D2, que é o mecanismo de ação central de diversos antipsicóticos?

Mulher de 26 anos é levada ao pronto-socorro após manifestar que deseja cometer suicídio. Ela tem apresentado mudanças de humor, que vai de sintomas depressivos à euforia, e momentos de intensa ira, que dura minutos ou horas. Relata que tem tido sentimentos paranoicos e vagas alucinações auditivas na última semana, desde que terminou o relacionamento com o namorado. Há 3 dias, ela cortou os braços com uma navalha, mas apenas superficialmente. O histórico também é notável para promiscuidade, relacionamentos instáveis e uso de cocaína. O mais provável diagnóstico é de transtorno

A clonidina, uma opção medicamentosa para o tratamento de TDAH, apresenta efeito colateral de sedação, o que pode ser benéfico quando existem problemas associados de sono, comuns no TDAH.
Qual a principal ação farmacológica da clonidina?

A., 8 anos, do sexo masculino, apresenta, há cerca de 4 anos, sintomas de irritabilidade quase diária, intolerância à frustração, com momentos de choro e raiva, brigas frequentes com genitores e colegas de escola, incluindo episódios de agressividade física e verbal, e discordância diante de regras e comandos, com atitudes de recusa e argumentação. A. não apresenta esses sintomas de forma episódica, não apresenta dificuldades atencionais ou hiperatividade, não faz uso de medicações ou substâncias e não apresenta sintomas ansiosos ou depressivos. Está em acompanhamento psicoterápico há 2 anos.
Após a conclusão do diagnóstico mais provável diante do histórico apresentado, segundo os critérios do DSM-5, e na ausência de comorbidades, qual a classe farmacológica que apresenta mais evidência para tratamento medicamentoso?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis