Questões de Psiquiatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria

Ygor, um homem de 28 anos, casado, relata episódios de humor depressivo desde os 19 anos, com duração de semanas a meses, caracterizados por desânimo extremo, insônia terminal, sentimento de inutilidade, anedonia e pensamentos de culpa recorrentes. Além disso, relata ter passado, recentemente, por um episódio de mais de uma semana em que se sentiu extremamente produtivo, confiante, criativo e bem disposto, dormindo menos de 4 horas por noite, sem sentir cansaço.
Nesse período, Ygor relatou ter “sentido coragem para financiar o carro que sempre sonhou”, mas que não cabia exatamente em seu orçamento. Sua esposa disse que esses períodos de “animação” são raros e curtos, mas que, ainda assim, causam impacto na rotina do paciente. Ygor não possui histórico de doenças crônicas, períodos de maior estresse e não faz uso de álcool ou outras drogas. Além disso, sua mãe tem histórico de depressão maior. Com base nesse caso clínico, avalie as afirmativas a seguir.
I. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é transtorno bipolar tipo
II, já que o paciente apresenta episódios de depressão maior intercalados com episódios de hipomania.
III. O plano farmacoterapêutico pode incluir administração de lítio, com monitoramento regular dos níveis séricos, já que a margem terapêutica é de 0,5 a 1,5 mEq/L. É boa conduta o monitoramento da função renal. III. Caso Ygor não apresente resposta esperada à monoterapia com lítio, pode-se associar um antipsicótico atipíco, como olanzapina.

Está correto o que se afirma em

O novo relatório Vigitel 2023 (com dados coletados de dezembro de 2022 a abril de 2023) aponta um aumento do consumo abusivo de álcool quando comparado com os anos anteriores. Na população geral, o aumento foi de 18,4% para 20,8% entre 2021 e 2023. Entre as pessoas do sexo masculino, esse aumento foi de 25% para 27,3% no período e, entre pessoas do sexo feminino, esse aumento foi de 12,7% para 15,2%.
CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E ÁLCOOL – CISA. Novos dados do Ministério da Saúde mostram consumo abusivo e beber e dirigir no Brasil em 2023. Disponível em: https://cisa.org.br/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/442-novos-dadosdo-ministerio-da-saude-mostram-consumo-abusivo-e-beber-e-dirigir-no-brasil-em2023. Acesso realizado em: 13/01/2025
Sobre os transtornos de abuso do álcool, assinale a afirmativa correta.

Rafael é um adolescente cis branco de 15 anos, solteiro. É trazido à consulta pelo pai por solicitação da escola. O pai relata que há 3 dias Rafael tentou agredir seu colega de turma com um canivete depois que este se recusou a lhe emprestar uma caneta, mas foi impedido por outros colegas. Não é a primeira vez que o comportamento do filho o preocupa: com 13 anos já se envolvia em brigas na escola, chegou a ser suspenso por praticar bullying. Houve também episódios em que mentiu para os amigos para que lhe dessem dinheiro e chegou até mesmo a roubar dinheiro de um colega contra quem praticava bullying. O pai diz que acredita que isso possa ser uma reação de Rafael ao fato da mãe do adolescente ter sido presa por tráfico de drogas quando este tinha 11 anos, mas não sabe mais o que fazer. Quando você pergunta a Rafael o que ele acha que tem acontecido, ele apenas te encara e mantém mutismo aparentemente proposital.
Qual é o diagnóstico mais provável diante do quadro clínico descrito? 

Josué é um adolescente cis branco de 17 anos, solteiro. Vem acompanhado da mãe para consulta de retorno. Josué já está em acompanhamento no ambulatório de psiquiatria há 2 anos, desde que teve sua primeira crise psicótica. Após trocar de medicação diversas vezes, já tendo tentado Quetiapina, Risperidona e Aripiprazol, você e o restante da equipe conseguiram atingir um controle aceitável dos sintomas psicóticos com Olanzapina na dose de 20 mg ao dia, tendo o último ajuste de dose sido há 2 semanas. Josué relata que está feliz de quase não ser mais incomodado pelas vozes, mas a mãe percebeu que ele tem tido dificuldade de caminhar e está com tremores intensos nas mãos. À inspeção, você percebe tremor de extremidades acentuado quando ele move os braços, além de pronunciada rigidez nos movimentos. A marcha também é bastante lentificada. Apesar dessas alterações, o paciente se apresenta vigil e contactante. Dentre as alternativas abaixo, qual seria a abordagem mais adequada nesse cenário?

Eliana é uma adolescente cisgênera preta de 16 anos, com parceria fixa. Vem à consulta porque não aguenta mais se sentir tão no limite o tempo todo. Sente inquietação, dificuldade para começar a dormir, preocupação com o futuro e pensamentos catastróficos recorrentes, sempre tem medo de que o pior desfecho possível de uma situação irá ocorrer. Os sintomas já estão presentes há 1 ano, quase todos os dias. Nega comorbidades, uso de substâncias ou medicações de uso contínuo. Chegou a iniciar tratamento com Fluoxetina no passado, mas logo desenvolveu manchas vermelhas no corpo e parou por orientação de sua amiga enfermeira. Buscou novamente o psiquiatra, que lhe receitou então a Sertralina - dessa vez, sentiu que os medos e preocupações se intensificaram logo na primeira semana de uso, e decidiu parar por conta própria. Eliana, então, pede a você que arrume alguma solução para essa situação "de uma vez por todas".

Baseado na melhor evidência científica disponível, qual dos seguintes tratamentos propostos seria mais bem indicado?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis