Questões de Psiquiatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria

A esquizofrenia refratária, também chamada de resistente ao tratamento, é caracterizada pela persistência de sintomas agudos, como delírios, alucinações, comportamento gravemente alterado, desorganização mental significativa e isolamento social progressivo, mesmo após o uso de pelo menos dois esquemas terapêuticos com antipsicóticos por tempo e dose adequados, sendo um dos esquemas com antipsicótico atípico. Nesse contexto, estratégias terapêuticas específicas são indicadas para o manejo dessa condição complexa.


Com base no conhecimento atual sobre o tratamento da esquizofrenia refratária, assinale a alternativa correta.

#Questão 1119029 - Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Psiquiatria/Pronto-Socorro

A identificação de características clínicas específicas em episódios depressivos é essencial para diferenciar o transtorno depressivo maior e a fase depressiva do transtorno bipolar.


Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente características que levam a suspeitar de que o episódio depressivo seja parte de um transtorno bipolar.

O curso do transtorno psicótico breve é um dos principais critérios que o diferenciam de outros transtornos psicóticos e do transtorno bipolar.


Considerando as características temporais e evolutivas do transtorno psicótico breve em comparação com transtornos como esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme e transtorno bipolar, assinale a alternativa correta.

A esquizofrenia e os denominados transtornos esquizofrênicos constituem um grupo de distúrbios mentais graves, sem sintomas patognomônicos, mas caracterizados por distorções do pensamento e da percepção, por inadequação e embotamento do afeto sem prejuízo da capacidade intelectual (embora ao longo do tempo possam aparecer prejuízos cognitivos). Seu curso é variável, aproximadamente 30% dos casos apresentam recuperação completa ou quase completa, cerca de 30% com remissão incompleta e prejuízo parcial de funcionamento e cerca de 30% com deterioração importante e persistente da capacidade de funcionamento profissional, social e afetivo (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Portaria SAS/MS nº 364, de 9 de abril de 2013).
Sobre os sintomas da esquizofrenia, assinale a alternativa que não corresponde a um sintoma dessa doença: 

Ana Beatriz 19 anos é estudante de medicina e comparece a Unidade acompanhada de colegas, pois durante a apresentação de uma tarefa na faculdade ela passou mal. Conta que sentiu seu coração bater e achou que iria morrer, logo antes de precisar falar em público. Apresentava mãos com suor frio, boca ficou seca, e sentia que não conseguia encher o peito de ar, como uma sensação de sufocamento. As colegas ofereceram-lhe água e respondem que não houve desmaios ou manifestações convulsivas. Ana Beatriz é hígida porém um pouco acima do peso. É tímida e reservada, não usa outras drogas. Os dados vitais e o exame físico encontram-se nos padrões normais.
Diante do caso, a melhor hipótese diagnóstica seria: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis