Questões sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Carl Rogers, um dos principais expoentes da Psicologia Humanista, desenvolveu uma abordagem centrada na pessoa, que revolucionou a prática terapêutica ao enfatizar a importância da relação terapêutica e das condições necessárias para o crescimento pessoal. Considerando os conceitos fundamentais da obra de Carl Rogers, assinale a alternativa correta:

Sobre a abordagem existencialista, analise os ponderamentos abaixo:

I – A existência significa emergir ou tornar-se, e a essência implica uma substância estática imutável.
II – Essência sugere processo; existência referese a produto.
III – As pessoas são seres meramente subjetivos vivendo de forma passiva e inerte.
IV – As pessoas fazem perguntas importantes (embora nem sempre conscientemente) referentes a seu ser: quem sou eu? A vida vale a pena ser vivida? Ela tem um significado? Como posso realizar a minha humanidade?
V – É possível escolher nos tornarmos o que podemos ser ou podemos escolher evitar o comprometimento e a escolha, mas, em última análise, essa é a nossa escolha.


É verdadeiro (dentro da perspectiva existencialista) as seguintes afirmativas:

Tomando por parâmetro os pressupostos trabalhados pelos gestaltistas, o que explicaria o fato de duas pessoas verem de forma diferente um mesmo objeto ou uma mesma situação?

Um psicólogo identifica que uma criança com dificuldades escolares tem um perfil de personalidade introvertido e ansioso. Qual técnica seria mais eficaz para ajudá-la a melhorar seu desempenho?

Analise as afirmativas a seguir sobre a terapia em grupo em hospitais psiquiátricos:

I. A terapia em grupo difere da terapia individual porque permite que o paciente tenha um espaço seguro para compartilhar sentimentos, sem a intervenção direta de um profissional na mediação dos debates.
II. A terapia em grupo pode complementar a terapia individual ao oferecer um ambiente onde os pacientes recebem feedbacks e interações de outras pessoas, favorecendo a troca de experiências.
III. A inclusão de um paciente em um grupo terapêutico não é aleatória, sendo precedida por uma avaliação da equipe multidisciplinar para garantir que ele se beneficie da terapia.
IV. Pacientes com quadros de agitação ou instabilidade emocional podem ser direcionados para a terapia em grupo, pois a interação com os demais ajuda no controle desses sintomas.

Estão CORRETOS: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis