Questões sobre Teorias da Personalidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias da Personalidade

A tese defendida por Foucault, conhecida como História da Loucura na Idade Clássica, demonstrou como a loucura foi transformada numa experiência sem sujeito e sem verdade a partir da emergência histórica do cogito cartesiano e da construção dos hospitais gerais. Nesse campo de discussão, ele faz críticas à psicanálise, mas reconhece que Freud confere positividade ao discurso da loucura como sendo marcado pela produção de obra e de verdade.

A esse respeito, como Freud bem destacou sobre a psicose, o delírio é

Segundo Foucault, a “humanidade” do criminoso começou a ser edificada entre os séculos XVIII-XIX como limite a ser respeitado na aplicação das punições, constituindo-se como fronteira a ser preservada em contraponto aos antigos excessos do soberano. A partir da humanidade como medida, as penas foram suavizadas. O surgimento da punição moderna passa a ser orientada por uma tecnologia que organiza a multiplicidade humana no tempo e no espaço, visando controlar os indivíduos em suas ações e aperfeiçoar ao máximo suas capacidades.

Tal tecnologia é designada por Foucault como

Sabemos que, com a descoberta do inconsciente, Freud realiza uma verdadeira “revolução copernicana” na qual o “Eu” é descentrado em relação a si próprio, sendo despojado do lugar de senhor de sua vontade e razão. O sujeito enquanto efeito de significante é desvelado por meio da experiência de fala característica do dispositivo psicanalítico, cuja regra técnica fundamental, segundo Freud, é

A adolescente Carolina, 15 anos, procurou o Conselho Tutelar acompanhada de sua mãe para relatar que havia engravidado em um relacionamento eventual de Carnaval e que havia concluído que a entrega do bebê em adoção seria a melhor solução para todos.

Considerando as contribuições teóricas do psicanalista René Spitz sobre o primeiro ano de vida da criança, assinale a afirmativa correta.

A poetisa goiana Cora Coralina faleceu aos 95 anos deixando uma obra poética rica, tendo seu primeiro livro publicado quando já contava 76 anos. Em seu poema Saber Viver ela escreve:

“Não sei... se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas. (...) E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar...”.

Com base na teoria psicossocial de Erik Erikson sobre os estágios psicossociais no ciclo da vida humana, é correto identificar, nas palavras da poetisa,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis