Questões sobre Saúde Mental

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde Mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem vários fatores de risco para o suicídio. Assinale a alternativa que não se constitui um fator de risco para o suicídio:

     Em uma situação de emergência, residências foram destruídas e pessoas foram desabrigadas e lesionadas. Psicólogos da equipe de assistência interviram de imediato junto a pessoas que apresentavam fala desconexa e choravam muito. Na sequência, buscaram atender as demais vítimas.
Com relação a esse caso hipotético, assinale a opção correta. 

A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, estabelece normas sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e regula os tipos de internações psiquiátricas. De acordo com o artigo 6º dessa lei, a internação só pode ser feita se houver laudo médico que a justifique, com a descrição dos motivos. Antes de encaminhar um paciente para internação psiquiátrica, todos os recursos na atenção primária (APS) e secundárias devem ter sido esgotadas. Atualmente, internam-se os pacientes apenas nos casos de surtos.

A gestão participativa é um aspecto fundamental, um objetivo a ser considerado na organização do processo de trabalho dos serviços de saúde mental. A escuta e a participação dos trabalhadores e dos usuários, seja em relação ao funcionamento da unidade, seu cotidiano e dinâmica, seja em relação aos dispositivos clínicos ofertados, são essenciais. O dispositivo que concretiza esse objetivo, no âmbito dos CAPS, é: 

#Questão 951210 - Psicologia, Saúde Mental, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Psicólogo

Analise as afirmativas abaixo, de acordo com o Relatório Conclusivo da Comissão Institucional de Saúde Mental (CISME/UFMG):
I - Universidade para todos: acolhedora, flexível, acessível, inclusiva e solidária.
II - Protagonismo das pessoas com a experiência de sofrimento mental.
III - Construção permanente e participativa de uma política de atenção em saúde mental capaz de contemplar a diversidade da população alvo da política de saúde mental, ou seja, estudantes (inclusive estrangeiros), servidores (docentes e TAEs), funcionários terceirizados e substitutos, e os familiares diretamente envolvidos.
IV - Respeito à vida e aos valores éticos da convivência humana.
V - Sintonia e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); da Política Nacional de Saúde Mental (lei 10.216/2001) e todo o arcabouço legal que compõe e orienta os Programas municipal, estadual e nacional de saúde mental para o tratamento territorial/comunitário em liberdade; da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS); e da Política de Direitos Humanos da UFMG (Resolução 09/2016 de 31/05/2016).
São princípios para a Política de Saúde Mental da UFMG o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis