Questões sobre Psicoterapias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicoterapias

No período de transição entre os séculos XVIII e XIX, as intervenções psicológicas e suas tentativas ocorreram, sendo um exemplo clássico a hipnose, que transformou o que chamamos de “psicoterapia” em “psicoterapia”. O processo de um paciente como um tratamento e processo terapêutico. No modelo mais recente, analisando as alternativas, encontramos um modelo geral de psicoterapia:

I- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo, existencial, dos fatores comuns e dos fatores biopsicossociais. Modelo psicanalítico, comportamental e cognitivo como principais.
II- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo e existencial, apenas.
III- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo e humanista como exclusivos.
IV- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo, existencial, dos fatores comuns e dos fatores biopsicossociais.

Assinale a alternativa CORRETA.

O Plantão Psicológico é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites. Ao propiciar à pessoa uma visão mais clara e abrangente de si e suas perspectivas frente às suas questões, promovendo o autoquestionamento, o posicionando frente aos seus conflitos e o poder de fazer escolhas, o psicólogo está, desta forma, promovendo saúde e possibilitando um resgate da própria identidade. Com relação a esse atendimento clínico, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Artigo Plantão Psicológico: uma Prática Clínica da Contemporaneidade

As abordagens com grupos têm grande importância na promoção de saúde e representam a marca do coletivo, permitindo o reconhecimento do sofrimento compartilhado, ampliando as formas de entendimento e significação do processo saúde e doença, e potencializam a organização de ações conjuntas. Desse modo, compreendendo a atuação de psicólogos/as no trabalho com grupos, marque a opção INCORRETA.

#Questão 1059071 - Psicologia, Psicoterapias, FCC, 2022, TRT - 23ª REGIÃO (MT), Analista Judiciário - Área Apoio - Psicologia

As intervenções em psicoterapia de apoio objetivam reforçar determinadas funções do ego, utilizando a influência que o terapeuta exerce sobre o paciente por intermédio da sugestão e do aumento do autoconhecimento. Em uma das intervenções, o terapeuta assume funções de ego auxiliar, decidindo e executando (ele próprio ou auxiliares por ele designados) funções que o paciente momentaneamente é incapaz de desempenhar. Esta intervenção tem por objetivo obter o rápido controle de comportamentos desadaptativos e é denominada de

Sobre as diversas abordagens psicológicas, analise as assertivas abaixo e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e a seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Em psicoterapia breve, a experiência emocional corretiva (EEC) é resultante do efeito carambola conceito metafórico para o evento de aparecimento de novas conexões neuronais mais satisfatórias em relação às dificuldades do paciente, que por sua vez, ocasiona várias mutações na plasticidade cerebral.
( ) O objetivo da psicoterapia de apoio é a retração dos sintomas e a alteração do comportamento manifesto, sem proeminência na transformação da personalidade ou na dissolução do conflito inconsciente.
( ) A terapia cognitiva é uma abordagem diretiva, pois é orientada à problemática manifestada no aqui e agora, trabalhando pensamentos, sentimentos e comportamentos atuais do cliente.
( ) A sessão da terapia cognitivo - comportamental é estruturada.
( ) A psicologia junguiana prioriza a psicoeducação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis