Questões sobre Psicologia Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Clínica

Sobre o tema do envelhecimento, analise a frase a seguir.

“Embora o envelhecimento seja um processo ___________, pois cada pessoa vivencia essa fase da vida de sua maneira única, constituindo-se na sua história de vida e nas suas contingências como saúde, educação, condições econômicas, históricas, biológicas, geográficas, religiosas e sociais, ele tem sido considerado pela ótica do(a) ___________, e portanto como um processo ___________. O tema da velhice foi estatizado e medicalizado, o que quer dizer que ele é, ora considerado pela perspectiva da política, como um problema social a ser regulado por _________, ora pela ótica da saúde, em virtude dos aspectos patológicos envolvidos no processo de envelhecer. Os próprios idosos _________ a discriminação e se colocam numa atitude de negação, buscando parecerem mais jovens para serem aceitos e acolhidos, camuflando, assim, suas reais características, seus atributos e sua identidade. Isto traz experiências de abandono e solidão, o que provoca extremo sofrimento existencial nesta população”.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

Mudanças podem atuar sobre a estreita relação com o desempenho pessoal, levando ao desgaste. Nesse caso, a qualidade de vida do trabalhador, para ser preservada, vai depender do foco atingido, que se refere à/ao

O ajustamento de um indivíduo ao grupo depende do seu caráter; da posição do indivíduo no interior do grupo e do caráter individual da pessoa. A maneira de conciliar as necessidades individuais e as de grupo, sejam elas democráticas ou autocráticas, são da ordem das

Selye denominou de síndrome geral de adaptação ao conjunto de modificações não específicas, que ocorrem no organismo diante de situações de estresse e que se apresentam em três fases: reação de alarme, fase de resistência e fase de exaustão. Assinale a alternativa que contempla sinal(ais)s de reação de alarme.

Certas práticas jurídicas parecem perigosamente identificar o sujeito psicológico com o sujeito de direitos, reduzindo o primeiro ao segundo e transformando certas atividades que envolvem o psicólogo em meras sanções. Com a finalidade de refletir sobre essa questão, convém citar uma das formas com que Foucault pensava a relação entre direito e norma, a saber:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis