Questões sobre Psicologia Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Clínica

Jonas tem 14 anos de idade e foi levado pela mãe ao serviço de psicologia, com a queixa de que ele se mostrava triste com muita freqüência, ansioso, agressivo às vezes, e arredio em relação aos amigos, chegando a mandar dizer a quem o procurasse que estava dormindo. O rendimento escolar estava caindo e a mãe informou que o filho nunca usou drogas ilícitas.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Ansiedade e depressão ocorrem com freqüência entre usuários de substâncias psicoativas e dificultam o tratamento de dependência da droga.

Jonas tem 14 anos de idade e foi levado pela mãe ao serviço de psicologia, com a queixa de que ele se mostrava triste com muita freqüência, ansioso, agressivo às vezes, e arredio em relação aos amigos, chegando a mandar dizer a quem o procurasse que estava dormindo. O rendimento escolar estava caindo e a mãe informou que o filho nunca usou drogas ilícitas.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Apesar do relato da mãe, é adequado que o psicólogo pergunte diretamente a Jonas sobre o possível uso de substâncias psicoativas.

Jonas tem 14 anos de idade e foi levado pela mãe ao serviço de psicologia, com a queixa de que ele se mostrava triste com muita freqüência, ansioso, agressivo às vezes, e arredio em relação aos amigos, chegando a mandar dizer a quem o procurasse que estava dormindo. O rendimento escolar estava caindo e a mãe informou que o filho nunca usou drogas ilícitas.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Os sintomas relatados pela mãe são compatíveis com transtorno de conduta.

As regras morais de uma cultura são aprendidas por crianças e adolescentes em seu convívio com a família, a escola e diferentes grupos sociais que freqüentam ao longo de seu processo desenvolvimental. Julgue os próximos itens, acerca desse tema, e à luz da teoria piagetiana.

Estudos atuais mostram que crianças ainda na fase do realismo moral consideram a intenção como um determinante da gravidade da ação realizada. Assim, entendem que é mais grave derrubar um amigo de propósito, que derrubá-lo ao cair sobre ele acidentalmente.

As regras morais de uma cultura são aprendidas por crianças e adolescentes em seu convívio com a família, a escola e diferentes grupos sociais que freqüentam ao longo de seu processo desenvolvimental. Julgue os próximos itens, acerca desse tema, e à luz da teoria piagetiana.

Aos 12 anos de idade, o indivíduo está na fase do relativismo moral e já questiona os conceitos de certo e errado aprendidos na infância.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis