Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Programação Orientada a Objetos

A orientação a objetos possui uma série de características próprias que favorecem o desenvolvimento de software. Entre elas, a característica que permite que um método de uma classe derivada tenha a mesma assinatura que um método da classe base, mas com comportamentos diferentes é

#Questão 1127033 - Programação, Programação Orientada a Objetos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 13, 17, 20, 25, 42: Informação e Comunicação I

Polimorfismo é um princípio fundamental da Programação Orientada a Objetos (POO) que promove a extensibilidade dos sistemas, permitindo a inclusão de novas classes e funcionalidades com mínimas alterações no código existente. Ele se manifesta em dois tipos principais: o polimorfismo por sobrecarga (estático) e o polimorfismo por sobrescrita (dinâmico).

A respeito do conceito apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O polimorfismo por sobrecarga em Java permite que métodos com o mesmo nome executem diferentes comportamentos com base no número ou no tipo de parâmetros fornecidos.
II. No polimorfismo por sobrecarga, a escolha de qual método será invocado é feita em tempo de execução, permitindo maior flexibilidade no comportamento dinâmico dos objetos.

Após feita a análise, é correto afirmar que

#Questão 1127034 - Programação, Programação Orientada a Objetos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 13, 17, 20, 25, 42: Informação e Comunicação I

Na Programação Orientada a Objetos (POO), os modificadores de acesso são palavra-chave que controlam a visibilidade e o comportamento de classes, atributos e métodos. Eles podem restringir o acesso a esses elementos, tanto dentro de uma classe quanto entre subclasses ou pacotes, além de definir se pertencem à classe ou à instância.
Sobre o tema modificadores, associe os termos às descrições, utilizando os códigos a seguir:

I. static. II. public. III. private. IV. protected.


( ) Ao ser definido em um elemento, significa que pode ser acessado apenas dentro da mesma classe.
( ) Ao ser definido em um elemento, significa que pode ser acessado apenas entre classes que se relacionam em uma hierarquia de herança.
( ) Ao ser definido em um elemento, significa que pertence à classe, em vez de pertencer a instâncias individuais dessa classe.
( ) Ao ser definido em um elemento, significa que pode ser acessado por qualquer classe, seja dentro ou fora do pacote da classe.

A associação correta, de cima para baixo, é: 

#Questão 1127035 - Programação, Programação Orientada a Objetos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 13, 17, 20, 25, 42: Informação e Comunicação I

A ligação dinâmica é um dos elementos da Programação Orientada a Objetos (POO) que confere flexibilidade a essa metodologia de desenvolvimento de sistemas.
Com relação ao tema apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Na ligação dinâmica, um método será executado sempre da mesma maneira, independentemente do objeto ou da interação.
II. Na ligação dinâmica, a vinculação tardia é realizada com base na referência armazenada na variável da superclasse, selecionando o método correspondente em tempo de execução.
III. A ligação dinâmica permite determinar, em tempo de execução, qual versão de um método será chamada com base no objeto.
IV. A ligação dinâmica permite que classes, que compartilham a mesma interface, forneçam suas próprias implementações de um mesmo método.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127036 - Programação, Programação Orientada a Objetos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 13, 17, 20, 25, 42: Informação e Comunicação I

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que revolucionou a forma como desenvolvemos software. Baseada em conceitos como encapsulamento, herança e polimorfismo, a POO oferece uma abordagem estruturada e modular para o desenvolvimento de sistemas complexos. No campo da educação, especialmente no ensino de POO, pesquisadores têm buscado métodos que facilitem o processo de aprendizagem, já que muitas vezes, alunos enfrentam dificuldades para compreender esses conceitos abstratos.

Texto publicado no XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação diz que

“A Programação Orientada a Objetos (POO) mostra-se um paradigma de programação, influente, pelo qual a maior parte dos cursos da área de computação incluem a POO como parte de seus currículos. No entanto, o ensino de POO não é uma tarefa trivial.

Há alertas sobre as dificuldades encontradas por alunos e professores no ensino de POO; os autores apontam que é difícil para os alunos entenderem conceitos abstratos como classes, instâncias, encapsulamento, herança e construtores.

Apesar de muitos esforços terem sido feitos desde então, as disciplinas de programação ainda são responsáveis por um alto índice de reprovação nos cursos de computação.”

Considerando os conceitos de Programação Orientada a Objetos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A herança de classes é uma das principais características da Programação Orientada a Objetos (POO). Por meio dessa característica do paradigma POO, um objeto recebe características e comportamentos de outro objeto. Quando estiver criando classes, você vai perceber que essa possibilidade permite o reaproveitamento de código e torna o trabalho mais racional e otimizado.

PORQUE

II. Novas classes podem ser definidas em termos das classes existentes, usando-se herança de classe. Quando uma subclasse herda de uma classe-mãe, ela inclui as definições de todos os dados e operações que a classe-mãe define. Os objetos que são instâncias das subclasses conterão todos os dados definidos pela subclasse e suas classes mãe, e eles serão capazes de executar todas as operações definidas por esta subclasse e seus “ancestrais”.


A respeito dessas asserções, qual é a opção correta?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis