Questões de Língua Portuguesa da PS Concursos

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da PS Concursos

A Mulher do Vizinho

Sérgio abriu a porta e era a mulher do vizinho. A fantástica mulher do vizinho. A fantástica mulher do vizinho dizendo “Oi”. A fantástica mulher do vizinho perguntando, depois do “Oi”, se podia pegar uma toalha que tinha voado da sacada deles — “Sabe, o vento” — para a sacada dele.

— Entre, entre, disse o Sérgio, checando, rapidamente, com a mão, se sua braguilha não estava aberta. Morava sozinho, às vezes se descuidava dessas coisas.

Ela começou a entrar, mas parou. Ficou como que paralisada, só os olhos se mexendo. Os grandes olhos verdes e arregalados indo de um lado para o outro.

– Ih – disse a mulher do vizinho. – Surtei.
– Que foi? – perguntou Sérgio, já pensando em como socorrê-la (“Vamos ter de desamarrar esse bustiê”), já pensando em ambulância, hospital, confusão, mal-entendido com o vizinho…

Mas ela explicou:

– O seu apartamento é exatamente o oposto do nosso. Preciso me acostumar…

Ela entrou devagarinho. Como se, além de ser o avesso do seu, o apartamento do Sérgio pudesse conter outras surpresas. O chão podia estar no teto e o teto no chão.

– Que coisa! – disse a mulher do vizinho, passando por Sérgio e parando no meio da sala.

Exatamente o que Sérgio tinha pensado ao ver que sobrava um pouco de nádega onde acabava o shortinho da mulher do vizinho. No caso, que coisas!

– Você quer sentar?
– Como?
– Até se orientar…

Ela sentou-se, ainda maravilhada.

– Nossa televisão também fica ali, só que ao contrário! Ele tentou acalmá-la.
– Você quer um copo d’água?
– Você é solteiro?
– Sou.
– Meu marido é casado. Aliás, comigo. Viu só?
– O quê?
– É tudo ao contrário!
– É. Eu…
– Palmeiras ou Corinthians?
– Corinthians.
– Ele é Palmeiras!
– Puxa.
– Destro ou canhoto?
– Destro.
– Meu marido é canhoto!
– E você?
– Eu o quê?
– Palmeiras ou Corinthians? Destra ou canhota?

Ela tinha se levantado e estava andando pela sala. Cuidadosamente, até se acostumar com tudo ao contrário. Disse:

– Não dou muita importância para essas coisas.

Foi nesse momento que Sérgio se apaixonou pela mulher do vizinho. Os grandes olhos verdes tinham ajudado, claro. Os nacos de nádega sobrando do shortinho também. As coxas longas, sem dúvida. O “erre” meio carregado (ela dissera “Palmeirrras” e Corrinthians”, em alemão) contribuíra. Mas Sérgio se apaixonou pela mulher do vizinho quando ela declarou que não dava muita importância para essas coisas, times de futebol, ser destro ou canhoto…

Ficou esperando que ela dissesse “Isso é coisa de homem” para se atirar aos seus pés e beijá-los, mas ela não disse. Ela conseguiu chegar até a sacada, apesar de desorientada, e apanhar a toalha. Mas quando se virou para reentrar na sala, ficou paralisada outra vez. Ficou em pânico.

– Ai meu Deus!
– O que foi?
– A porta da rua. Onde fica a porta da rua?
– É aquela ali.
– Ai meu Deus! Eu não consigo me orientar.
– Pense no meu apartamento como o seu apartamento visto no espelho. A esquerda fica na direita e a direita…
– Por favor: esquerda e direita não, senão complica ainda mais!

Ele foi buscá-la. Ele foi salvá-la da sua confusão. Ele enlaçou sua cintura com um abraço, segurou a sua mão e começou a acompanhá-la até a porta, como se dançassem um minueto. Pensou em dizer que também estava desorientado (o amor, o amor) e levá-la para o seu quarto, para a sua cama. Imaginou-se tendo dificuldade para desamarrar o bustiê, os dois chegando à conclusão que no apartamento dele o bustiê deveria ser desamarrado ao contrário, depois desistindo de desamarrar o bustiê e se amando. O bustiê arrancado. O shortinho arrancado. E a mulher do vizinho, como se não bastassem o “erre” um pouco carregado e tudo mais, revelando que não usava calcinha. E dizendo que ele era tudo que o vizinho não era. Que ele era o oposto do vizinho em tudo. Em tudo!

Mas chegaram, não ao orgasmo simultâneo (“Com ele isto nunca aconteceu, com ele é o contrário!”), mas à porta. Ela agradeceu, se despediu e já ia saindo, levando a sua toalha, e todas as esperanças do Sérgio, quando se virou, deu outra passada de grandes olhos verdes pelo apartamento, e disse:

– Preciso voltar aqui.
– Para se acostumar – disse Sérgio.
– É – disse ela. E sorriu.

Ainda por cima, ela sorria!


Luís Fernando Veríssimo
A crônica é um gênero textual que parte de situações típicas do cotidiano para ironizar comportamentos, promover reflexão e entreter o leitor a partir de um vocabulário acessível que mescla elementos da linguagem literária e do jornalismo. Assinale a alternativa que NÃO apresente ideia contida na crônica acima: 

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão: 


Você é um envelhescente? 


    Se você tem entre 55 e 70 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.


    Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 55 e os 70), existe a envelhescência.


    A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:


    – Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?

 

   – Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.


    – Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.


    – Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos… – Os adolescentes não têm ideia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.


    – Ninguém entende os adolescentes… Ninguém entende os envelhescentes…


    Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.


    – Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.


    – Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. Ninguém me entende é uma frase típica de envelhescentes.


    – Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.


    – O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.


    – Ambos adoram deitar e acordar tarde.


    – O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).


    – O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.

 

   – Ambos bebem escondidos.


    – Os adolescentes fumam maconha escondidos dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.


    – O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está

mentindo.

 

   – A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 55 aos 70. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.


    – Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:

 

   – É um eterno envelhescente! Que bom.


Mario Prata

    O texto acima, de autoria do escritor Mario Prata, tem em sua essência comentários irônicos a respeito de um aspecto da sociedade contemporânea. Em virtude disso, o texto em questão é um exemplo do gênero:

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:


Meu Desejo 

 
Meu desejo? era ser a luva branca
Que essa tua gentil mãozinha aperta:
A camélia que murcha no teu seio,
O anjo que por te ver do céu deserta.... 


Meu desejo? era ser o sapatinho
Que teu mimoso pé no baile encerra....
A esperança que sonhas no futuro,
As saudades que tens aqui na terra....


Meu desejo? era ser o cortinado
Que não conta os mistérios do teu leito;
Era de teu colar de negra seda
Ser a cruz com que dormes sobre o peito. 


Meu desejo? era ser o teu espelho
Que mais bela te vê quando deslaças
Do baile as roupas de escomilha e flores
E mira-te amoroso as nuas graças!
Meu desejo? era ser desse teu leito
De cambraia o lençol, o travesseiro
Com que velas o seio, onde repousas,
Solto o cabelo, o rosto feiticeiro....


Meu desejo? era ser a voz da terra
Que da estrela do céu ouvisse amor!
Ser o amante que sonhas, que desejas
Nas cismas encantadas de languor!


Álvares de Azevedo
O poema utiliza-se de alguns recursos típicos de uma carta ao dirigir-se de forma direta à hipotética interlocutora, objeto de desejo do eu-lírico. Para isso, usa o tratamento em segunda pessoa do singular, comum às cartas pessoais da época em que o poema foi escrito. Na quarta estrofe, caso o tratamento utilizado fosse alterado para a terceira pessoa do singular, quantas alterações morfológicas seriam realizadas?

Fernanda Torres leva Globo de Ouro e aumenta expectativa no Oscar

Fernanda Torres entrou para a história ao vencer o Globo de Ouro, mas tem longo caminho para ganhar o Oscar

Letícia Perdigão
06/01/2025 10:58, atualizado 06/01/2025 11:50


Fernanda Torres entrou para a história na noite desse domingo (5/1) ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A vitória não apenas traz um marco inédito para o Brasil, já que foi a primeira vez que uma atriz brasileira levou a estatueta, como aumenta a expectativa para a indicação da artista e do longo ao Oscar.

Com a conquista do Globo de Ouro, Fernanda ultrapassou uma barreira que sua mãe, Fernanda Montenegro, esteve tão perto de romper em 1999, quando foi indicada ao mesmo prêmio por Central do Brasil, também sob a direção de Salles, mas não venceu. O fato se repetiu no Oscar do mesmo ano.

Apesar das expectativas para a maior premiação do cinema, a estrada até o Oscar é consideravelmente mais árdua. Enquanto o Globo de Ouro é decidido por 334 jornalistas de entretenimento de 85 países, o Oscar conta com um corpo de votantes muito mais amplo e diverso: são 9.905 profissionais da indústria cinematográfica, entre atores, diretores, roteiristas e produtores.

Ao Metrópoles o crítico de cinema Márcio Sallem enfatizou a distinção entre as premiações, mas também afirmou que a recente vitória pode, sim, influenciar no resultado.

“A vitória de Fernanda Torres não impacta diretamente na corrida do Oscar, mas há um impacto indireto, pois a dias do fechamento da votação das indicações para o Oscar, a vitória de Fernanda pode fazer com que membros que tenham ignorado ou ficado indiferentes ao filme agora sintam a urgência de assisti-lo ou reapreciá-lo sob outro olhar”, explica.

[...]

Ainda Estou Aqui tem chance?

Sallem também falou da vitória do filme Emilia Pérez, que desbancou Ainda Estou Aqui no Globo de Ouro. Os longas estavam concorrendo na categoria Melhor Filme Estrangeiro e provavelmente irão disputar a mesma categoria no Oscar.

“É um filme com elementos de diversidade e representatividade (latino americana, trans etc.), embora de um jeito diluído para Hollywood ver. Tem artistas que trabalham na indústria, como Zoe Saldana e Selena Gomez. Além de ter o pedigree do cinema francês, que é um dos cinemas mais fortes em se tratando da categoria. Eu sempre achei que Ainda Estou Aqui corre por fora, mas as indicações devem tornar mais claro o cenário”, ressalta.

O crítico ainda explicou que, se Emilia Pérez arrebatar o número de indicações que se espera – cerca de 8 a 10 –, acaba se tornando quase imbatível. Porém, se o número empalidecer e Ainda Estou Aqui tiver indicações estratégicas, como Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e até Melhor Filme, o cenário melhora para a produção brasileira.
No gênero textual a que pertence o texto acima predomina a função referencial. Essa afirmação se apoia no fato em que:

Fernanda Torres leva Globo de Ouro e aumenta expectativa no Oscar

Fernanda Torres entrou para a história ao vencer o Globo de Ouro, mas tem longo caminho para ganhar o Oscar

Letícia Perdigão
06/01/2025 10:58, atualizado 06/01/2025 11:50


Fernanda Torres entrou para a história na noite desse domingo (5/1) ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A vitória não apenas traz um marco inédito para o Brasil, já que foi a primeira vez que uma atriz brasileira levou a estatueta, como aumenta a expectativa para a indicação da artista e do longo ao Oscar.

Com a conquista do Globo de Ouro, Fernanda ultrapassou uma barreira que sua mãe, Fernanda Montenegro, esteve tão perto de romper em 1999, quando foi indicada ao mesmo prêmio por Central do Brasil, também sob a direção de Salles, mas não venceu. O fato se repetiu no Oscar do mesmo ano.

Apesar das expectativas para a maior premiação do cinema, a estrada até o Oscar é consideravelmente mais árdua. Enquanto o Globo de Ouro é decidido por 334 jornalistas de entretenimento de 85 países, o Oscar conta com um corpo de votantes muito mais amplo e diverso: são 9.905 profissionais da indústria cinematográfica, entre atores, diretores, roteiristas e produtores.

Ao Metrópoles o crítico de cinema Márcio Sallem enfatizou a distinção entre as premiações, mas também afirmou que a recente vitória pode, sim, influenciar no resultado.

“A vitória de Fernanda Torres não impacta diretamente na corrida do Oscar, mas há um impacto indireto, pois a dias do fechamento da votação das indicações para o Oscar, a vitória de Fernanda pode fazer com que membros que tenham ignorado ou ficado indiferentes ao filme agora sintam a urgência de assisti-lo ou reapreciá-lo sob outro olhar”, explica.

[...]

Ainda Estou Aqui tem chance?

Sallem também falou da vitória do filme Emilia Pérez, que desbancou Ainda Estou Aqui no Globo de Ouro. Os longas estavam concorrendo na categoria Melhor Filme Estrangeiro e provavelmente irão disputar a mesma categoria no Oscar.

“É um filme com elementos de diversidade e representatividade (latino americana, trans etc.), embora de um jeito diluído para Hollywood ver. Tem artistas que trabalham na indústria, como Zoe Saldana e Selena Gomez. Além de ter o pedigree do cinema francês, que é um dos cinemas mais fortes em se tratando da categoria. Eu sempre achei que Ainda Estou Aqui corre por fora, mas as indicações devem tornar mais claro o cenário”, ressalta.

O crítico ainda explicou que, se Emilia Pérez arrebatar o número de indicações que se espera – cerca de 8 a 10 –, acaba se tornando quase imbatível. Porém, se o número empalidecer e Ainda Estou Aqui tiver indicações estratégicas, como Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e até Melhor Filme, o cenário melhora para a produção brasileira.
O texto acima trata-se de uma publicação de um periódico brasileiro a respeito de uma importante conquista recente na área cinematográfica.
O tom da publicação reflete em relação à futura premiação do Oscar:

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