Questões de Português da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português da FEPESE

Utilize o texto abaixo para responder a questão.

Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que1 ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que2 o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que3 se não torce a nenhuma planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que4 o mel e era a castanha de caju, que5 abre feridas com seu azeite de fogo; ela era a cobra verde…

Aluísio Azevedo. O cortiço.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

Utilize o texto abaixo para responder a questão.

Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que1 ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que2 o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que3 se não torce a nenhuma planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que4 o mel e era a castanha de caju, que5 abre feridas com seu azeite de fogo; ela era a cobra verde…

Aluísio Azevedo. O cortiço.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto.
1. As palavras “ardente, calor, vermelho, aroma, quente, palmeira, virginal, veneno, açúcar, gostoso, mel, azeite, fogo, cobra” trazem conotações de prazer e erotismo na descrição da mulata. 2. A descrição da mulata também evoca sensações gustativas. 3. Considerando-se que “sapoti” é descrito como mais doce que o mel, tem-se que ele é um doce semelhante a ele, apenas menos adocicado. 4. Azeite é veneno e abriu feridas de fogo no personagem masculino citado no texto. 5. O verbo “atordoara” está no pretérito mais- -que-perfeito do indicativo e, como tal, expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Pode ser substituído por “tinha atordoado”.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Texto 

Leia o texto para responder a questão.

Um dia, numa expedição na África, um cachorrinho começa a brincar de caçar mariposas e quando se dá conta já está muito longe do grupo do safari. Nisso vê bem perto uma pantera correndo em sua direção.

Ao perceber que a pantera vai devorá-lo pensa rápido no que fazer. Vê uns ossos de um animal morto e se coloca a mordê-los. Então, quando a pantera está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:

“Ah, que delícia esta pantera que acabo de comer!”

A pantera para bruscamente e sai apavorada correndo do cachorrinho, pensando:

“Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!”

Um macaco que estava trepado em uma árvore perto e que havia visto a cena, sai correndo atrás da pantera para lhe contar como ela foi enganada pelo cachorro. O macaco alcança a pantera e lhe conta toda a história.
Então, a pantera furiosa diz:

“Cachorro maldito! Vai me pagar!
Agora vamos ver quem come quem!”

“Depressa!”, disse o macaco. “Vamos alcançá-lo”.

E saem correndo para buscar o cachorrinho.

O cachorrinho vê que a pantera vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas.

“Ah, macaco desgraçado! O que faço agora?”, pensa o cachorrinho.

Ao invés de sair correndo, o cachorrinho fica de costas como se não estivesse vendo nada e, quando a pantera está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:

“Maldito macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer outra pantera e ele ainda não voltou!”

autor desconhecido
Assinale a alternativa correta em relação ao texto.

Considerando que na Semântica a relação de sentido entre as palavras pode ser classificada em: sinonímia, antonímia, paronímia, hiperonímia e hiponímia, assinale a alternativa que em que essa relação, posta em 1 e 2, está corretamente indicada.

Escolha a palavra adequada, colocada entre parênteses, de modo a estabelecer a correta coesão textual.
Para expressar uma condição: (Quando/Se) vocês arrumarem o quarto, terão uma surpresa. Para expressar simples adição de ações: Não quero saber de política (nem/apenas) de entender de filosofia. Para expressar oposição: Meu colega aceitou o novo emprego, (porquanto/porém) não está feliz. Para expressar contradição: (Embora/Ao passo que) estivesse atrasado, parou para ver a cena. Para estabelecer finalidade: Fiz um sinal (afim de que/que) lhe calasse.



Assinale a alternativa que indica as palavras corretas, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis