Questões de Português da FAUEL

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Listagem de Questões de Português da FAUEL

#Questão 876008 - Português, Interpretação de Textos, FAUEL, 2020, Prefeitura de Jaguapitã - PR, Provas: Fisioterapeuta Enfermeira Médico - 40hs Professor Psicólogo Dentista

Leia o seguinte trecho de um dos discursos do orador brasileiro Rui Barbosa, proferido perante o Supremo Tribunal Federal em 1892, para responder à próxima questão.

“Formulando para nossa pa?tria o pacto da reorganizac?a?o nacional, sabi?amos que os povos na?o amam as suas constituic?o?es sena?o pela seguranc?a das liberdades que elas lhes prometem, mas que as constituic?o?es, entregues, como ficam, ao arbi?trio dos parlamentos e a? ambic?a?o dos governos, bem fra?gil anteparo oferecem a essas liberdades, e acabam, quase sempre, e quase sempre se desmoralizam, pelas invaso?es, graduais, ou violentas, do poder que representa a legislac?a?o e do poder que representa a forc?a. No?s, os fundadores da Constituic?a?o, na?o queri?amos que a liberdade individual pudesse ser diminui?da pela forc?a, nem mesmo pela lei”.
Analise as alternativas a seguir e marque a que apresenta uma interpretação INCORRETA sobre o sentido do texto.

#Questão 876009 - Português, Sintaxe, FAUEL, 2020, Prefeitura de Jaguapitã - PR, Provas: Fisioterapeuta Enfermeira Médico - 40hs Professor Psicólogo Dentista

O texto a seguir foi extraído de uma crônica do escritor brasileiro Nelson Rodrigues. Examine-o para responder à próxima questão. 


“Hoje é muito difícil não ser canalha. Por toda a parte, só vemos pulhas. E nem se diga que são pobres seres anônimos, obscuros, perdidos na massa. Não. Reitores, professores, sociólogos, intelectuais de todos os tipos, jovens e velhos, mocinhas e senhoras. E também os jornais e as revistas, o rádio e a TV. Quase tudo e quase todos exalam abjeção. E por que essa massa de pulhas invade a vida brasileira? Claro que não é de graça nem por acaso. O que existe, por trás de tamanha degradação, é o medo. Por medo, os reitores, os professores, os intelectuais são montados, fisicamente montados, pelos jovens. O medo começa nos lares, e dos lares passa para a igreja, e da igreja passa para as universidades, e destas para as redações, e daí para o romance, para o teatro, para o cinema. Somos autores da impostura e, por medo adquirido, aceitamos a impostura como a verdade total. Eu fui, por muito tempo, um pusilânime como os reitores, os professores, os intelectuais, os grã-finos etc., etc. Tive medo, ou vários medos, e já não os tenho. Sofri muito na carne e na alma. Depois de tudo o que passei, o meu medo deixou de ter sentido. Posso subir numa mesa e anunciar de fronte alta: sou um ex-covarde”.

(Texto com adaptações).

Na oração “o que existe, por trás de tamanha degradação, é o medo”, exerce a função sintática de núcleo do sujeito o termo:

#Questão 876010 - Português, Interpretação de Textos, FAUEL, 2020, Prefeitura de Jaguapitã - PR, Provas: Fisioterapeuta Enfermeira Médico - 40hs Professor Psicólogo Dentista

O texto a seguir foi extraído de uma crônica do escritor brasileiro Nelson Rodrigues. Examine-o para responder à próxima questão. 


“Hoje é muito difícil não ser canalha. Por toda a parte, só vemos pulhas. E nem se diga que são pobres seres anônimos, obscuros, perdidos na massa. Não. Reitores, professores, sociólogos, intelectuais de todos os tipos, jovens e velhos, mocinhas e senhoras. E também os jornais e as revistas, o rádio e a TV. Quase tudo e quase todos exalam abjeção. E por que essa massa de pulhas invade a vida brasileira? Claro que não é de graça nem por acaso. O que existe, por trás de tamanha degradação, é o medo. Por medo, os reitores, os professores, os intelectuais são montados, fisicamente montados, pelos jovens. O medo começa nos lares, e dos lares passa para a igreja, e da igreja passa para as universidades, e destas para as redações, e daí para o romance, para o teatro, para o cinema. Somos autores da impostura e, por medo adquirido, aceitamos a impostura como a verdade total. Eu fui, por muito tempo, um pusilânime como os reitores, os professores, os intelectuais, os grã-finos etc., etc. Tive medo, ou vários medos, e já não os tenho. Sofri muito na carne e na alma. Depois de tudo o que passei, o meu medo deixou de ter sentido. Posso subir numa mesa e anunciar de fronte alta: sou um ex-covarde”.

(Texto com adaptações).

Marque a alternativa que NÃO contém um sentido possível para a expressão “pulhas”.

#Questão 876011 - Português, Interpretação de Textos, FAUEL, 2020, Prefeitura de Jaguapitã - PR, Provas: Fisioterapeuta Enfermeira Médico - 40hs Professor Psicólogo Dentista

O texto a seguir foi extraído de uma crônica do escritor brasileiro Nelson Rodrigues. Examine-o para responder à próxima questão. 


“Hoje é muito difícil não ser canalha. Por toda a parte, só vemos pulhas. E nem se diga que são pobres seres anônimos, obscuros, perdidos na massa. Não. Reitores, professores, sociólogos, intelectuais de todos os tipos, jovens e velhos, mocinhas e senhoras. E também os jornais e as revistas, o rádio e a TV. Quase tudo e quase todos exalam abjeção. E por que essa massa de pulhas invade a vida brasileira? Claro que não é de graça nem por acaso. O que existe, por trás de tamanha degradação, é o medo. Por medo, os reitores, os professores, os intelectuais são montados, fisicamente montados, pelos jovens. O medo começa nos lares, e dos lares passa para a igreja, e da igreja passa para as universidades, e destas para as redações, e daí para o romance, para o teatro, para o cinema. Somos autores da impostura e, por medo adquirido, aceitamos a impostura como a verdade total. Eu fui, por muito tempo, um pusilânime como os reitores, os professores, os intelectuais, os grã-finos etc., etc. Tive medo, ou vários medos, e já não os tenho. Sofri muito na carne e na alma. Depois de tudo o que passei, o meu medo deixou de ter sentido. Posso subir numa mesa e anunciar de fronte alta: sou um ex-covarde”.

(Texto com adaptações).

Em relação à interpretação do texto, pode-se afirmar que o seu autor:

#Questão 876012 - Português, Morfologia - Verbos, FAUEL, 2020, Prefeitura de Jaguapitã - PR, Provas: Fisioterapeuta Enfermeira Médico - 40hs Professor Psicólogo Dentista

Leia o seguinte trecho de um dos discursos do orador brasileiro Rui Barbosa, proferido perante o Supremo Tribunal Federal em 1892, para responder à próxima questão.

“Formulando para nossa pa?tria o pacto da reorganizac?a?o nacional, sabi?amos que os povos na?o amam as suas constituic?o?es sena?o pela seguranc?a das liberdades que elas lhes prometem, mas que as constituic?o?es, entregues, como ficam, ao arbi?trio dos parlamentos e a? ambic?a?o dos governos, bem fra?gil anteparo oferecem a essas liberdades, e acabam, quase sempre, e quase sempre se desmoralizam, pelas invaso?es, graduais, ou violentas, do poder que representa a legislac?a?o e do poder que representa a forc?a. No?s, os fundadores da Constituic?a?o, na?o queri?amos que a liberdade individual pudesse ser diminui?da pela forc?a, nem mesmo pela lei”.
Na última frase do texto, o verbo “queríamos” está flexionado no:

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