Por fugir à norma-padrão, a frase que seria provável alvo de críticas pela “gramática do professor” a que se refere o Texto II (“Pronominais”) está presente em:

Com referência à concordância e à regência verbal e nominal empregadas no texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 17, a locução "vêm causando" apresenta concordância de número com o seu respectivo sujeito, "os dados".
Com relação à estrutura do texto, julgue os próximos itens.
Com exceção de "at raíram" (l. 5) e de "ampliaram" (l. 6), todas as formas verbais do primeiro parágrafo fazem referência a "muitos brasileiros" (l.2 ).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas com traço contínuo das linhas 01, 39 e 41 respectivamente.
Considerando os aspectos morfossintáticos do texto II, assinale a alternativa correta. 
Acerca dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição da forma verbal “parecerem” (l.8) por parecer acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto.

Leia o trecho abaixo, extraído do Texto I.
“sem no entanto assumir esse receio –” (l. 18)
Em qual das opções o verbo recear, relacionado ao substantivo “receio”, está corretamente grafado?
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as frases:
Se George Orwell predissesse, eu também _________ .
Uma catástrofe foi __________ pelo Clube de Roma.
Quando os pensadores fizerem coro ao pessimismo, nós também __________.

Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto apresentado, julgue os seguintes itens.
A locução verbal “estão ampliando” (l.26) é equivalente à forma verbal ampliam, pois ambas expressam valores temporais idênticos.