Questões sobre Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Texto para responder à questão.

      Eu deveria cantar.
    Rolar de rir ou chorar, eu deveria, mas tinha desaprendido essas coisas. Talvez então pudesse acender uma vela, correr até a igreja da Consolação, rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao Pai, tudo que eu lembrava, depois enfiar algum trocado, se tivesse, e nos últimos meses nunca, na caixa de metal “Para as Almas do Purgatório”. Agradecer, pedir luz, como nos tempos em que tinha fé.
      Bons tempos aqueles, pensei. Acendi um cigarro. E não tomei nenhuma dessas atitudes, dramáticas como se em algum canto houvesse sempre uma câmera cinematográfica à minha espreita. Ou Deus. Sem juiz nem plateia, sem close nem zoom, fiquei ali parado no começo da tarde escaldante de fevereiro, olhando o telefone que acabara de desligar. Nem sequer fiz o sinal da cruz ou levantei os olhos para o céu. O mínimo, suponho, que um sujeito tem a obrigação de fazer nesses casos, mesmo sem nenhuma fé, como se reagisse a uma espécie de reflexo condicionado místico.
     Acontecera um milagre. Um milagre à toa, mas básico para quem, como eu, não tinha pais ricos, dinheiro aplicado, imóveis, nem herança e apenas tentava viver sozinho numa cidade infernal como aquela que trepidava lá fora, além da janela ainda fechada do apartamento. Nada muito sensacional, tipo recuperar de súbito a visão ou erguer-se da cadeira de rodas com o semblante beatificado e a leveza de quem pisa sobre as águas. Embora a miopia ficasse cada vez mais aguda e os joelhos tremessem com frequência, não sabia se fome crônica ou pura tristeza, meus olhos e pernas ainda funcionavam razoavelmente. Outros órgãos, verdade, bem menos.
     Toquei o pescoço. E o cérebro, por exemplo.
    Já chega, disse para mim mesmo, parado nu no meio da penumbra gosmenta do meio-dia. Pense nesse milagre, homem. Singelo, quase insignificante na sua simplicidade, o pequeno milagre capaz de trazer alguma paz àquela série de solavancos sem rumo nem ritmo que eu, com certa complacência e nenhuma originalidade, estava habituado a chamar de minha vida, tinha um nome. Chamava-se – um emprego.


(ABREU, Caio Fernando. Onde andará Dulce Veiga? São Paulo: Planeta De Agostini, 2003, p. 11-12.)
Bechara (2019) denota que “a compreensão de texto consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto; e a interpretação consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito”. Nesse contexto, é possível inferir que o autor parte de uma situação particular para desenvolver a ideia central do texto, como é possível evidenciar em:

Leia a tirinha a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão



MARÇAL, Rafael. Rã Zinza e a casa. 18/06/2024. Disponível em: https://vacilandia.com/ra-zinza-e-a-casa/. Acesso em: 05 fev. 2025.


Diante do contexto da conversa entre os batráquios, a fala da rã Zinza no último quadrinho dessa tirinha permite inferir que ela

As 5 frutas mais saudáveis do mundo e seus benefícios, segundo estudo da Universidade William Paterson


Por Thatyana Costa


TEXTO.png (867×390)

(Disponível em: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/as-5-frutas-mais-saudaveis-do-mundo-e-seus-beneficios-segundo-estudo-da-universidade-william-paterson/ – texto adaptado especialmente para esta prova). 

A pesquisa mencionada no texto foi realizada por:

Observe a charge a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://cartum.folha.uol.com.br/charges/2025/01/09/laerte.shtml?pwgt=l77ptmsb9xdbrfs2l1cicy8j49qsgnb4pbu1w1p 44gmrmtj6&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift. Acesso em: 13 jan. 2025.

Em relação aos elementos verbais e não verbais, observa-se que a charge de Laerte problematiza o(a) 

Leia o texto a seguir para responder à questão.



O conceito de motivação (nível individual) conduz ao de clima organizacional (nível da organização). Os seres humanos estão continuamente engajados no ajustamento a uma variedade de situações, no sentido de satisfazer suas necessidades e manter um equilíbrio emocional. Isto pode ser definido como um estado de ajustamento. Tal ajustamento não se refere somente à satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, mas também à satisfação das necessidades de pertencer a um grupo social, de estima e de autorrealização.


É a frustração dessas necessidades que causa muitos problemas de ajustamento. Como a satisfação dessas necessidades superiores depende muito de outras pessoas, particularmente daquelas que estão em posições de autoridade, torna-se importante para a administração compreender a natureza do ajustamento e do desajustamento das pessoas.


O ajustamento, como a inteligência e as aptidões, varia de uma pessoa para outra e dentro do mesmo indivíduo de um momento para outro. Varia dentro de um continuum e pode ser definido em vários graus, mais do que em tipos. Um bom ajustamento denota saúde mental. Uma das maneiras de se definir saúde mental é descrever as características de pessoas mentalmente sadias. Essas características básicas são: sentem-se bem consigo mesmas; sentem-se bem em relação ao outro; são capazes de enfrentar por si as demandas da vida.


Fonte: Chiavenato, I. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2019. 

De acordo com o texto, destaque a alternativa falsa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis