Questões sobre Interpretação de Textos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Interpretação de Textos

Leia o texto abaixo:

O Segredo da Floresta Encantada

Cenário: Uma floresta mágica com árvores gigantes, criaturas encantadas e uma clareira misteriosa.
Personagens:
– Emma: uma menina alegre e curiosa.
– Miguel: o melhor amigo de Emma, um garoto corajoso.
– Rainha das Fadas: a guardiã da Floresta Encantada.
– Fada Ametista: uma fada sábia e misteriosa.
– Gigante Gentil: um gigante bondoso que protege a floresta.
– Animais Encantados: um grupo de animais falantes que ajudam Emma e Miguel.
Cena 1: A Descoberta do Mapa Encantado
(Emma e Miguel estão explorando a floresta quando encontram um mapa antigo.)
Emma: Miguel, olha o que encontramos! Parece um mapa mágico da Floresta Encantada!
Miguel: Isso é incrível, Emma! Vamos seguir o mapa e descobrir os segredos desta floresta!
Cena 2: Encontro com a Rainha das Fadas
(Emma e Miguel seguem as pistas do mapa e encontram a Rainha das Fadas.)
Rainha das Fadas: Sejam bem-vindos, jovens aventureiros! Vocês foram escolhidos para desvendar o segredo que protege nossa floresta.
Emma: O que devemos fazer, Rainha das Fadas?
Rainha das Fadas: Encontrem a Fada Ametista.
Ela tem a chave para desvendar o mistério. [...]

O SEGREDO da Floresta Encantada. Disponível em: https://meulink.fit/kllgFLXkKEWusXd. Acesso em: 17 jul. 2024. Fragmento. (P00077045_SUP)
(P00077045) Esse texto serve para

Leia o texto.


Um jogo que é uma vergonha



Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.


O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica, a maior parte do tempo, tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio. Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.


Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.


Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola. Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.


Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.


FONTE: Fernando Bonassi -In Vida da gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo.



Marque a opção que afirma corretamente a proposição do texto. 

Eu comecei minha faxina. Tudo o que não serve mais (sentimentos, momentos, pessoas) eu coloquei dentro de uma caixa. E joguei fora. (Sem apego. Sem melancolia. Sem saudade). A ordem é desocupar lugares. Filtrar emoções.

Caio Fernando Abreu


Sobre o texto, é correto afirmar que o autor: 

Leia o texto a seguir:


A corretora


Rubem Braga


    A mulher entrou no meu escritório com um sorriso muito amável e os olhos muito azuis. Desenrolou um mapa e começou a falar com uma certa velocidade, como é uso dos chilenos. Gosto de ver mapas, e me ergui para olhar aquele. 


    Quando percebi que se tratava de um loteamento, e a mulher queria me vender uma “parcela”, me coloquei na defensiva; disse que no momento suspendi meus negócios imobiliários, e até estava pensando em vender meus imensos territórios no Brasil; que além disso o Chile é um país muito estreito e sua terra deveria ser dividida entre seu povo; até ficaria mal a um estrangeiro querer especular com um trecho de “faja angosta”, que é como os chilenos chamam sua tira estreita de terra, que por sinal costumam dizer que é “larguísima”, para assombro do brasileiro, recém-chegado que não sabe que isso em castelhano quer dizer “compridíssima”.


    Os olhos azuis fixaram-se nos meus, a mão ágil mergulhou numa pasta, extraiu de lá a fotografia de um terreno plantado de pinheirinhos de dois ou três anos; não se tratava de especulação imobiliária; dentro de poucos anos eu seria um madeireiro, poderia cortar meus pinheiros... Ponderei que tenho uma pena imensa de cortar árvores.


    — A senhora não tem? 


    Ela também tinha. E então baixou a voz, sombreou os olhos de poesia, e me disse que ela mesma, corretora, também comprara duas parcelas naquele terreno. E tinha certeza — confessava — que também não teria coragem de mandar cortar seus pinheiros; também adorava árvores e passarinhos, cortaria apenas os pinheiros necessários para fazer uma casinha de madeira; o lugar é lindo, em um pequeno planalto, dá para uns penedos junto ao mar; as árvores choram e cantam com as ondas quando sopra o vento do oceano...


    Confesso que paguei a primeira prestação; ela passou o recibo, sorriu, me disse muchas gracias, e hasta lueguito e partiu com seus olhos azuis, me deixando meio tonto, com a vaga impressão de ter comprado o oceano Pacífico.


Fonte: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/11250/a-corretora. Acesso em 08/01/2025 

“Ponderei que tenho uma pena imensa de cortar árvores” (3º parágrafo). À luz da norma-padrão, o trecho destacado poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por:

    Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses indicam que o país contabiliza 6.590.575 casos prováveis de dengue ao longo de 2024. Pelo menos 5.872 mortes pela doença foram confirmadas e 1.136 seguem em investigação. O coeficiente de incidência brasileiro é de 3.245 casos de dengue para cada 100 mil habitantes.

    O Ministério da Saúde informou ter intensificado ações de vigilância e controle de arboviroses em estados onde há aumento expressivo de casos. Depois de Mato Grosso, chegou a vez de a pasta visitar Minas Gerais, e a previsão é que o trabalho chegue ao Espírito Santo na próxima semana, estado onde doenças como febre amarela e oropouche preocupam as autoridades sanitárias.

    Em nota, o Ministério destacou que o objetivo das ações é atualizar informações epidemiológicas, revisar estratégias de prevenção e controle e alinhar esforços com estados e municípios numa tentativa de conter a expansão das arboviroses.

    Além do levantamento epidemiológico, a previsão é que as equipes técnicas atualizem dados sobre coberturas vacinais, estoques de vacinas e insumos laboratoriais, além de revisar métodos de análise de risco e identificar áreas prioritárias para ações de prevenção e controle.


Fonte: Correio do Povo. Adaptado.

De acordo com o texto, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


(  ) Há mais de dez mil mortes confirmadas por dengue em 2024.


(  ) Depois de Espírito Santo, a previsão é que as ações cheguem a Mato Grosso. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis