Questões sobre Interpretação de Textos

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Listagem de Questões sobre Interpretação de Textos

Leia o trecho a seguir.

Os eleitores votaram pela manhã, para poderem curtir a praia mais tarde, e as autoridades da área prometem aos votantes os resultados para hoje à noite.

Assinale a opção que apresenta o único elemento semântico que está indicado erradamente.

Como escreve Adriana Lisboa

Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Adriana Lisboa: Não faço compilação de notas antes de começar a escrever, mas sim durante o processo. Só consigo pensar bem sobre um livro enquanto estou escrevendo esse livro; do contrário, ele se torna uma abstração. Não sei que problemas vou encontrar até arregaçar as mangas e efetivamente começar a trabalhar. A pesquisa vai se apresentando da mesma exata maneira: de acordo com as exigências que o texto vai fazendo. Claro, estou me referindo essencialmente à escrita de ficção e de poesia, mas o processo é semelhante mesmo quando escrevo ensaio. Preciso do pontapé inicial.

Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Adriana Lisboa: Reviso os textos inúmeras vezes, praticamente até as vésperas de serem publicados. Acho que um autor nunca bate o martelo. Mesmo depois de publicado um livro, há algo que pensamos que poderíamos (ou deveríamos) ter feito diferente. A edição definitiva não existe; ela é só a decisão de parar em algum momento do processo.

Internet:<comoeuescrevo.com>  (com adaptações).

No que se refere às ideias veiculadas no texto anterior e à prática de produção de textos nos anos finais do ensino fundamental, julgue o item que se segue.


Na resposta às primeiras perguntas, Adriana Lisboa descreve um método considerado adequado para o ensino da escrita em sala de aula, uma vez que se baseia na pragmática do enfrentamento da página em branco e prescinde de planejamento.  

Livro explica necessidade do pensamento científico


A bibliografia brasileira sobre pensamento científico e racional, que busca explicar ao público que a ciência não é apenas “mais uma narrativa”, ou um “modo de saber” igual entre pares, mas um olhar disciplinado, um conjunto de métodos e precauções que oferece uma via privilegiada de acesso ao melhor conhecimento possível sobre o mundo empírico, é lamentavelmente pobre – não em qualidade, mas em número de obras.

[...]

É um alento, portanto, quando uma nova obra vem se somar às fileiras do lado de cá, caso de “Nossas Falhas de Raciocínio: ferramentas para pensar melhor”, lançamento recente do professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo André C. R. Martins, pela Editora Contexto.

[...]

Um dos capítulos finais do livro envereda pelo tema da filosofia moral, e ali creio que o autor se descuida. O problema da objetividade/subjetividade dos princípios éticos é mais complicado do que a mera questão da inexistência de “fatos morais” tão reais quanto, digamos, a lei da gravidade. Irrealismo moral – a negação desses supostos “fatos” – não necessariamente implica que as escolhas éticas são mera questão de gosto e sentimento, como Martins parece acreditar.

[...]


ORSI, Carlos. Livro explica necessidade do pensamento científico. Revista Questão de Ciência. Disponível em: https:// www.revistaquestaodeciencia.com.br/resenha/2023/05/09/ livro-explica-necessidade-do-pensamento-cientifico. Acesso em: 31 jan. 2024. [Fragmento adaptado]
Ao afirmar “É um alento, portanto, quando uma nova obra vem somar às fileiras do lado de cá”, o autor da resenha

        Cléber de Souza, empresário e ex-garçom, acordou mais cedo que de costume. Cumpriu sua rotina matinal, se vestiu e partiu para uma das raras lojas que ainda revelam fotografias em Jaraguá do Sul (SC), onde mora. Pagou por uma única foto, tirada 21 anos atrás. Nela, aparece de camisa branca e gravataborboleta ao lado de um sorridente senhor de barbas brancas, que vestia uma camisa rosa estampada com coqueiros. Era Francis Ford Coppola. O cineasta americano visitou Curitiba em 2003, ano da foto. Em uma estada de três semanas, passou cinco vezes no restaurante italiano onde Souza trabalhava. Foi tietado pelos funcionários e até criou uma pizza personalizada, feita em massa grossa com muçarela, molho de tomate fresco, azeite e manjericão. O sabor é servido até hoje, com seu nome.

         Coppola circulava pela capital do Paraná, naquele ano, em busca de inspirações para o filme que vinha tentando produzir desde a década de 1980: Megalópolis. A película acaba de ser lançada e por isso o diretor resolveu retornar à cidade, que o atraiu anos atrás graças a seus dotes urbanísticos. Desta vez, permaneceu por apenas um dia. Souza, ansioso por reencontrar o antigo freguês na estreita janela de 24 horas, pegou a fotografia e percorreu, na tarde de 31 de outubro de 2024, os 160 quilômetros que conectam Jaraguá do Sul a Curitiba.

Plínio Lopes. O poderoso busão. In: Revista Piauí.
Internet:<piaui.folha.uol.com.br>  (com adaptações).

Julgue o item a seguir, com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto apresentado.


O último período do primeiro parágrafo poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido e da clareza do texto, da seguinte forma: A criação é servida até hoje, com o nome de Coppola.

Era madrugada quando a porta abriu:

– Acorda, acorda, Chiquinho... É tu que vai levar o recado pra Zé Barbatão!

O menino esfregou os olhos cheios de remela. Para satisfação da mãe, não hesitou. Pulou da cama como um soldado em miniatura. Chiquinho ouviu o cantar do galo, latidos distantes e o rádio, som baixo, ligado no quarto dos pais, “... prevista para esta manhã a extraordinária passagem do...”. Reconheceu os cheiros. Ovo mexido, café prontinho. O lampião trazido pela mãe, postado no chão, iluminava todos os pés do quarto.

Comeu apressado. A mãe tentava sorrir. Parecia alerta, com medo de alguma coisa?

– O que tem no bilhete, mainha?

– E eu vou saber, menino? É coisa de Doutor Quincas.

Então era recado do Coronel Quincas, em cuja propriedade a família de Chiquinho vivia e trabalhava. Mas quem garantia que não tinha ali também coisa dela? Afinal, o envelope soltava um perfume.


AGUIAR, Cristhiano. Anda‑luz. Alfaguara, 2022.
Considerando as características linguísticas do texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma marca de variação linguística presente na narrativa.

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