Listagem de Questões sobre Geral
Leia o texto abaixo, para responder às questões de 20 a 24.
De acordo com o texto, é correto deduzir que, para a autora:
é condenável a prática escolar de mandar o aluno ler para resumir, fichar, classificar personagens, porque ele deve buscar a riqueza do texto, que se encontra numa mensagem definida.
a linguagem e as redações não podem ser vistas como "ato de invenção e liberdade".
a expressão sublinhada, em "risco permanente de subversão criativa", encerra uma crítica, em relação ao ensino da redação.
a linguagem tem um poder de expressão que vai além do emprego de normas gramaticais para a produção de um texto.
Leia este texto, para responder às questões 14 e 15.
I e II
II e III
I e III
III e IV
Leia estes fragmentos, para responder às questões de 19 e 20.
Os segundo fragmento permite deduzir que, para a autora:
Para se chegar à mensagem de um texto não se deve buscar o significado das palavras que ele contém.
O significado das palavras de um texto deve ser procurado em conjunto, não isoladamente, um a um.
O conjunto de palavras de um texto, cujos significados devem ser extraídos, levarão à mensagem que ele contém.
A identificação da mensagem de um texto vai além da procura do significado das palavras que ele contém.
Leia o texto abaixo, para responder às questões 17 e 18.
A alternativa que mantém a idéia do texto, quanto ao papel da escola, em relação à variação lingüística, é:
A escola deve reforçar o uso da norma culta padrão, ainda que esta seja fator de integração social.
A variação lingüística dos alunos deve ser respeitada, para que eles tenham oportunidade de integração social.
Ainda que lhes ofereça oportunidade de conhecerem a norma culta da língua, a escola deve aceitar a diversidade lingüística de seus educandos,
Respeitar a variação lingüística dos educandos é respeitá-los como seres humanos
Examine os termos sublinhados das frases abaixo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}