Questões sobre Emprego do SE da CESPE / CEBRASPE

Considerando os aspectos linguísticos e os sentidos do texto 6A3BBB, julgue os itens que se seguem.

Em “demandava-se” (l.32) e “se veem pressionadas” (l.34), a partícula “se” recebe classificações distintas.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue os próximos itens.

Nos trechos “se debruçaram” (l.11) e “se chegar” (l.17), a partícula “se” recebe classificações distintas.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando os aspectos linguísticos do texto precedente e as informações nele veiculadas, julgue os próximos itens.

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se deslocasse a partícula “se”, em “se dizia” (l.4), para imediatamente após a forma verbal: dizia-se.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca dos aspectos linguísticos do texto CG2A1AAA, julgue os próximos itens.

Nos trechos “Florence preparou-se” (l.15) e “Florence entregou-se” (l.24), a partícula “se” classifica-se como pronome apassivador.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, bem como o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.

No trecho “baseia-se na dificuldade” (l. 23 e 24), a partícula “se” poderia ser anteposta à forma verbal “baseia” sem prejuízo da correção gramatical do texto.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CG1A1AAA, julgue os itens que se seguem.

Dado o emprego da partícula “se”, em “Esperava-se” (l.9) e “sabe-se” (l.15), é impossível determinar de modo preciso quem esperava “que (...) as células-tronco adultas pudessem originar vasos sanguíneos e células cardíacas” (l. 9 a 12) e quem sabe “que as células-tronco adultas não são tão versáteis quanto prometiam” (R. 15 e 16).
  • C. Certo
  • E. Errado
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A correção gramatical e os sentidos do texto CG1A1AAA seriam preservados caso a expressão “quando” (l.7) fosse substituída por
  • A. conquanto.
  • B. à medida que.
  • C. enquanto.
  • D. se.
  • E. bem como.
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Acerca dos aspectos linguísticos e das ideias do texto acima, julgue os itens seguintes.

Seria mantida a correção gramatical do período caso a partícula “se”, em “se beneficiar”, no trecho “para que consigam se beneficiar de outras políticas públicas”, fosse deslocada para imediatamente após a forma verbal “beneficiar” — escrevendo-se beneficiar-se.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No texto CG1A01BBB, a partícula “se” foi empregada para indeterminar o sujeito em
  • A. “se pensa” (l.11).
  • B. “se considera” (l.12).
  • C. “associar-se” (l.15).
  • D. “definiu-se” (l.25).
  • E. “se deve destacar” (l.11).
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Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto A validade e a eficácia das normas jurídicas, julgue os itens a seguir.

No primeiro período do texto, a partícula “se” é empregada para realçar o que está sendo afirmado nesse período.
  • C. Certo
  • E. Errado
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