Questões de Língua Portuguesa do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2025

Leia a tirinha a seguir. 



Imagem associada para resolução da questão



BERTAZZI, Galvão. Vida besta. Folha de São Paulo, 22 de janeiro de 2025. Disponível em: https://cartum.folha.uol.com.br/quadrinhos/2025/01/22/vida-besta-galvao-bertazzi.shtml. Acesso em: 24 jan. 2025.


Observando-se o contexto da tirinha, é possível afirmar que o personagem tio Nelson começa a se sentir mal devido

Qual dos conectivos listados nas alternativas preenche coerentemente a lacuna inserida no parágrafo abaixo?
Era para Gabigol, que estreava oficialmente com a camisa celeste, ser a estrela da tarde no Mineirão, ______ seu protagonismo foi tomado pela negatividade, especialmente, sobre seu treinador. Neste sábado (25/1), o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o Betim, pelo Campeonato Mineiro, resultado que aumentou ainda mais a pressão sobre Fernando Diniz. [...] MORAES, Gabriel. Em estreia de Gabigol, Cruzeiro empata com o Betim e aumenta pressão sobre Diniz. O Tempo, 25 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.otempo.com.br/sports/cruzeiro/2025/1/25/em-estreia-de-gabigol-cruzeiro-empata-com-o-b etim-e-aumenta-pressao-sobre-diniz. Acesso em: 25 jan. 2025. Adaptado.

Leia o trecho a seguir, observando o uso das aspas duplas.
O astro do rock e ex-Beatle Paul McCartney disse à BBC que mudanças propostas na legislação de direitos autorais podem permitir tecnologias que "roubam os artistas e músicos" sejam implementadas, impossibilitando todos de ganhar a vida fazendo música.
O Reino Unido está considerando uma revisão da lei que permitiria que desenvolvedores de inteligência artificial (IA) usem o conteúdo de criadores na internet para ajudar a desenvolver seus modelos — a menos que os detentores dos direitos se manifestem expressamente contra isso. [...] KUENSSBERG, Laura. Paul McCartney: 'Não deixem a inteligência artificial roubar os artistas'. BBC Brasil, 25 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cn57ez2y6wxo. Acesso em: 25 jan. 2025.

As aspas duplas foram empregadas nesse trecho para indicar um discurso

Quais são os tipos de texto que predominam no fragmento textual abaixo?
“Enquanto isso, a neblina e a escuridão tinham ficado tão densas que algumas pessoas surgiram com tochas, oferecendo-se para mostrar o caminho a quem estava a cavalo ou em carruagens. A antiga torre de uma igreja, cujo velho sino espiava disfarçadamente para Scrooge do alto de uma janela gótica, ficou invisível e deu as horas dentro das nuvens, com vibrações trêmulas, como se lá no alto a sua cabeça gelada estivesse batendo os dentes. O frio aumentava. Na esquina da rua principal, alguns operários que estavam consertando a tubulação de gás acenderam um grande fogo em um fogareiro, e logo se reuniu uma pequena multidão de homens e rapazes maltrapilhos em volta dele, esquentando as mãos e piscando os olhos, deliciados. Na fonte pública abandonada, uma gota prestes a pingar congelou-se e virou um pedaço solitário de gelo. O brilho das lojas iluminadas, com as vitrines decoradas com ramos de pinheiro e cerejinhas, avermelhava os rostos pálidos dos que passavam. As mercearias pareciam uma verdadeira festa, e era impossível acreditar que coisas tão fúteis quanto a compra, a venda e a pechincha tivessem alguma coisa a ver com elas. O prefeito, em sua poderosa prefeitura, dava ordens a seus cinquenta cozinheiros e empregados, para garantir que o Natal fosse comemorado com toda a fartura que merecia a casa oficial. E até o alfaiate, que havia sido multado por andar bêbado pelas ruas, preparava a massa para o bolo de Natal em sua pequena casa, enquanto sua esposa magrela saía com o filhinho para comprar carne.”
DICKENS, Charles. Um conto de natal (trad. A. Franchini e C. Seganfredo). São Paulo: LP&M, 2003.

FOLCLORE

        Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e as tradições de um povo, transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.
        As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.
        As características do que pode ser definido ou não como folclore foram arduamente debatidas por intelectuais europeus e americanos. Esse debate, no entanto, não se encerrou, e aqui no Brasil diversos elementos do que se caracteriza como folclore ou são rebatidos ou são relativizados. Sendo assim, percebe-se que não existe um consenso entre os especialistas.
        O folclore naturalmente não é um elemento presente em lugares específicos, mas é algo manifestado por todas as culturas, pois todas elas têm o seu conjunto de crendices, mitos, tradições e personagens que compõem seu saber popular.

Fonte: Brasil Escola (UOL) — Adaptado.
Em conformidade com o texto e com base na semântica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Homônimo.
(2) Parônimo.

( ) “têm” (4º parágrafo) | “tem”.
( ) “compõem” (4º parágrafo) | “compõe”.
( ) “encerrou” (3º parágrafo) | “encerou”.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis