751 Q457919
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

 

Julgue os itens seguintes, relativos às estruturas gramaticais e às idéias do texto acima.

A conjunção “porque” (l.3) poderia ser substituída por desde que sem que se comprometessem a coerência e a coesão textuais.

752 Q457894
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Na frase "Ou vai ou racha!", a conjunção OU tem o mesmo valor significativo que apresenta na seguinte frase:

753 Q457842
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Em "acordar pela manhã e olhar o relógio", entre os dois termos ligados pela conjunção E há implícita uma passagem de tempo e, por isso mesmo, não se pode trocar a posição dos dois termos. O mesmo ocorre em:

754 Q457824
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)
Complete os espaços das frases abaixo com as conjunções que estabelecem corretamente uma relação de sentido entre as orações.

I. Nosso país tem a segunda maior cobertura vegetal do planeta, ___________ não a utiliza corretamente.

II. Ao longo do tempo as florestas foram sendo derrubadas, ______________ se desejava fundar uma cidade ou instalar uma propriedade rural.

 III. Nos últimos quarenta anos, ___________ alguns países perceberam a importância da cobertura vegetal, passaram a expandir suas florestas.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

755 Q457800
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU)

Nas sentenças abaixo, marque com (1) o que antecedente (relativo) e com (2) o que integrante (conjunção). A seguir, assinale a alternativa em que a seqüência seja CORRETA.

( ) Perto de dezoito meses passaram desde o dia em que cometeu o crime (linhas 4 e 5).

( ) ... ainda menos compreendiam que não só não lembrasse de todos os objetos roubados, mas que até se enganasse no número (linhas 16-18). ( ) Como não se serviu do roubo, supôs-se, ou que o remorso o impedira disso, ou que as suas fa-culdades mentais não eram regulares quando praticou o crime (linhas 42 e 43).

( ) ... um homem pratica dois assassínios e esquece-se de que a porta está aberta! (linhas 44 e 45).

( ) O estado de doença...

756 Q457742
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

TEXTO  7. 

Referência para as questões 14, 15 e 16. 
 
 

Examine a afirmação de cada alternativa e marque a correta, tendo o texto 7 como referência.

757 Q457740
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

TEXTO 14.

 Referência para as questões 28 e 29.

 A reprodução simulada dos fatos (reconstituição do crime) poderá ser feita, contanto que não atente contra a moralidade ou a ordem pública (...). O indiciado po- derá ser forçado a comparecer (...), mas não a participar da reconstituição, prerrogati- va que lhe é garantida pelo direito ao silêncio e seu corolário, o princípio de que nin- guém está obrigado a fornecer prova contra si (...). Qualquer ato destinado a compeli- lo a integrar a reprodução simulada do crime configura atentado ao privilégio da não- incriminação e possibilita a invalidação total dessa prova, por meio de habeas corpus.

 (In: Fernando Capez, Curso de processo penal, p. 80, 5.ed.)

...
758 Q457738
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Atenção: Sobre o texto abaixo estão construídas as questões de números 1 a 5

Assinale a alternativa correta quanto à relação estabelecida pelas conjunções:

759 Q457692
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

"Ela é uma moça bonita e inteligente, no entanto nenhum rapaz a procura."

Na oração acima a expressão em destaque é uma:

760 Q457690
Língua Portuguesa
Ano: 2005
Banca: ACCESS Seleção

"A partir da regulamentação, a disciplina será obrigatória em todos os cursos de licenciatura – independentemente da área – e de Fonoaudiologia e opcional nos demais." (L.14-16)

Os dois casos da conjunção e no período acima têm o papel de adicionar um elemento a outro já enunciado.

Assinale a alternativa em que, respectivamente, estejam indicados os termos a que se ligam os dois casos da conjunção e.