Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Considerando o texto I, julgue os itens de 1 a 10.

As expressões "dir-se-á" (L.31) e "ter-se-á" (L.50) correspondem a um registro de uso pronominal em desuso na variante brasileira da língua portuguesa e, embora sejam equivalentes a se dirá e se terá, não podem por estas ser substituídas no contexto em que aparecem sem que se infrinja a norma culta.

Considerando o texto I, julgue os itens de 1 a 10.

Os adjetivos "mero" (L.25) e "simples" (L.38) são usados no texto para indicar a natureza comum, pouco complexa, do decreto como instrumento legislativo.

Considerando o texto I, julgue os itens de 1 a 10.

O emprego do adjetivo "insignes" (L.22) revela ironia do autor em relação às alterações no processo fiscal.

Considerando o texto I, julgue os itens de 1 a 10.

A alternância entre a primeira pessoa do singular, como em "Suponho" (L.9), e o emprego de sujeito indeterminado, como em "Note-se" (L.36), é um exemplo da linguagem coloquial utilizada no texto, o que se pode verificar também na abundante subordinação do último parágrafo.

Considerando o texto I, julgue os itens de 1 a 10.

Com relação à representação do sujeito da oração, no segmento "em se tratando de fato" (L.7), o sujeito é indeterminado, diferentemente do que ocorre no segmento "estabelecer-se sinonímia" (L.10), em que o sujeito é "sinonímia".

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis