Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. O educador que trabalha com adolescentes com privação de liberdade e(ou) crianças institucionalizadas em abrigos deve ter uma formação específica na área médica, pois esse grupo apresenta muitos problemas de saúde e de auto-estima, bem como retardo de inteligência, necessidades nutricionais e apresenta sinais de uso de drogas.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. O trabalho pedagógico do educador junto aos adolescentes com privação de liberdade deve pautar-se por métodos e técnicas utilizados no ensino dos demais adolescentes, evitando-se discriminá-los.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.

                                                                                                                  (Veiga, 2003)

O projeto da escola é, respectivamente, político e pedagógico, porque:

  • A.

    intenciona perpetuar valores culturais e sociais e traduz as opções pedagógicas do sistema de ensino.

  • B.

    favorece a reprodução dos valores sociais e propõe opções educativas que levam à construção das estratégias pedagógicas.

  • C.

    expressa a formação do cidadão para um tipo de sociedade e define as ações educativas para que a escola cumpra suas intenções educacionais.

  • D.

    traduz os anseios da sociedade e coordena as ações pedagógicas traçadas pelo corpo técnico-administrativo da escola.

  • E.

    rompe com as estruturas sociais e políticas e trata de especificar o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e sua equipe.

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implementação das ações de número 5 levantam as seguintes

questões para a escola:

I – participação, tomando a escola como espaço de atuação

pública dos alunos;

II – normas e regras, enfatizando-as como organização coletiva;

III – projetos, favorecendo a compreensão da multiplicidade

de aspectos que compõem a realidade;

IV – valores morais, legitimando o pensamento dos professores

e demais autoridades.

Estão corretas as questões:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

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A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo:
  • A.

    estabelecer critérios de seleção de alunos para a passagem entre séries e entre ciclos, por meio de testagens, para colher amostras da aprendizagem efetivada e escalonar o desempenho geral da escola.

  • B.

    analisar os procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientações e corrigir trajetórias, a partir de definições do conselho de escola.

  • C.

    oferecer subsídios para a composição do projeto políticopedagógico da instituição e de seus indicadores de autonomia, para o estabelecimento de diagnósticos e de regras de retenção.

  • D.

    medir o desempenho escolar por meio de escalas padronizadas, tendo em vista o envio de resultados à Secretaria Estadual de Educação.

  • E.

    elaborar relatórios sintéticos a serem apreciados pelo conselho da escola e anexados ao plano de gestão, constituindo- se como documentos a serem apresentados à comunidade escolar.

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Em conseqüência, Mônica Thurler defende que a avaliação das escolas deve partir do pressuposto de que

  • A.

    a avaliação produz o consenso em torno dos objetivos educacionais no interior da escola.

  • B.

    todos os objetivos podem ser igualmente avaliados.

  • C.

    a identificação da ineficácia induz à mudança.

  • D.

    a eficácia das escolas não pode ser medida, portanto o próprio conceito de avaliação é "ineficaz".

  • E.

    os instrumentos de avaliação não são aceitos unanimemente.

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Apesar da relevância da auto-regulação por parte das escolas, como mecanismo para romper com as práticas de avaliação centralizadas e burocráticas propostas pelos sistemas de ensino, para Mônica Thurler, as escolas apresentam dificuldades em efetivar uma auto-avaliação consistente. Segundo a autora, tais dificuldades existem porque

  • A.

    as equipes dirigentes das escolas nem sempre lideram a avaliação, os professores não se sentem estimulados e os resultados não geram impacto sobre os salários.

  • B.

    os supervisores de ensino, que deveriam coordenar a avaliação, encontram-se sobrecarregados no final do ano.

  • C.

    a cultura organizacional dos sistemas de ensino, ao reproduzirem as práticas burocráticas, reforça a idéia de que a avaliação da escola deve se dar, fundamentalmente, pela avaliação do desempenho dos alunos.

  • D.

    o conceito e a finalidade da avaliação não estão claros para a escola e inexistem condições adequadas para sua realização, as quais envolveriam um profissional externo capacitado para coordenar tal tarefa.

  • E.

    a avaliação institucional é confundida com a avaliação dos alunos.

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No que se refere a projetos pedagógicos e metodologia de ensino, julgue os itens seguintes. Na educação corporativa, um projeto pedagógico pode ser avaliado em até seis níveis: reação, aprendizado, aplicação, organização, cultura e objetivos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Questões como "que educação se quer, que tipo de cidadão se deseja e para qual projeto de sociedade?" (GADOTTI, 1994, P. 42) devem nortear a elaboração
  • A. do Plano Nacional de Educação.
  • B. da Matriz do SAEB.
  • C. do plano de Curso.
  • D. do Plano de Ensino dos Docentes.
  • E. da Gestão Democrática da Escola.
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