Questões sobre Saúde Bucal Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde Bucal Coletiva

As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica seguem normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas. Nesse contexto, considerando as atribuições dos Cirurgiões-Dentistas que atuam na Atenção Básica, assinale a alternativa que contém de forma correta uma dessas atribuições do Cirurgião-Dentista membro da Equipe que atua na Atenção Básica. 

Conforme o protocolo de atenção em saúde bucal de Porto Alegre, considerando a organização da rede e fluxos de atendimento, foram estabelecidos critérios de encaminhamento para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). São critérios gerais de encaminhamento para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), EXCETO:

Na Atenção Primária a Saúde (APS), a Equipe de Saúde Bucal (ESB) é composta pelo Cirurgião-Dentista (CD), Técnico de Saúde Bucal (TSB) e Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), sendo sua configuração com esses profissionais conforme a modalidade da ESB. Cada categoria profissional possui atribuições específicas e complementares na atenção individual ou coletiva ao paciente. Sobre as atribuições das categorias profissionais que compõem a ESB, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. CD.
2. TSB.
3. ASB.

Coluna 2
( ) Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal.
( ) Realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção, prevenção, assistência e reabilitação) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, segundo programação e de acordo com suas competências técnicas e legais.
( ) Realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal para as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento local e protocolos de atenção à saúde.
( ) Realizar isolamento do campo operatório.
( ) Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

O Guia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da Covid-19, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pesquisadores colaboradores, fundamentou-se em recomendações internacionais de diversos órgãos e instituições: American Dental Association, Center for Disease Control and Prevention, National Health Service – NHS. Além disso, foram agregadas informações de banco de dados como PubMed (via Medline), Lilacs e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram propostas algumas alterações nas técnicas terapêuticas realizadas diariamente, visando diminuir as chances de propagação do Sars-CoV-2 no consultório odontológico. São técnicas recomendadas, EXCETO:

Considerando recomendações para a Atenção Básica do RS frente à pandemia de Covid-19 e a importância da atenção prestada pelas equipes da AB à população, bem como a garantia do acesso aos serviços de saúde, a partir de junho de 2021, foi orientado que todas as ações em saúde deveriam ser retomadas e mantidas, devendo ser observadas, dentro outras, as seguintes diretrizes, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis