Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Qual é a neoplasia primária mais frequente de origem epitelial e o câncer mais comum da cavidade oral que acomete principalmente a língua, a base da língua e as tonsilas?

Considere as seguintes condições.

I - Cárie radicular.

II - Candidíase.

III - Perda de retenção de próteses totais e removíveis.

IV - Disfagia.

A xerostomia/hipossalivação observada em idosos pode aumentar risco de quais dessas condições?

O tratamento oncológico pode apresentar repercussões na cavidade oral. Considerando essas possíveis repercussões, analise as afirmativas abaixo.

I - A cárie de radiação se inicia nas superfícies vestibulares cervicais dos dentes e afeta as superfícies lisas, incluindo as dos dentes anteriores inferiores, o que é inesperado, uma vez que essas regiões são, em outras condições, as mais resistentes à cárie. As lesões progridem e circundam as áreas cervicais dos dentes (cárie rampante).

II - A candidíase é uma infecção bacteriana comum em pacientes em tratamento oncológico tratados por radioterapia, durante e após o tratamento. Pode causar dor, disgeusia, anorexia, desnutrição e dispersão esofágica ou sistêmica.

III - A osteorradionecrose tem como fatores de risco: dose total de radiação, modalidade de tratamento, fracionamento da radioterapia, higiene bucal, tempo após exodontias e outros procedimentos invasivos, tabagismo e etilismo. Seu manejo clínico é bastante complexo e varia de acordo com o quadro clínico instalado.

IV - A mucosite oral é bastante frequente e se caracteriza por um quadro inflamatório na mucosa que pode resultar na interrupção do tratamento em casos severos.

Quais estão corretas?

Considere as afirmações a seguir sobre lesões orais frequentes da prática clínica.

I - Lesão plana de coloração vinhosa, mal delimitada, cuja diascopia (vitropressão) mostrou ser positiva (lesão some com compressão) pode ser interpretada como lesão vascular, como, por exemplo, hemangioma.

II - Lesão nodular única, de coloração rósea, superfície lisa, firme à palpação, séssil, assintomática, localizada em mucosa jugal deve ter como principais hipóteses de diagnóstico fibroma ou hiperplasia inflamatória.

III - Linha branca de ceratinização friccional, localizada na mucosa jugal paralela à linha de oclusão, assintomática é compatível com quadro clínico de linha alba e necessita ser biopsiada com intuito de tratar a lesão.

IV - As ulcerações aftosas recorrentes (aftas) são autoimunes, possuem incidência universal e com quadro clínico principal de pequenas ulcerações rasas, recorrentes, sintomáticas, que afetam preferencialmente mucosa ceratinizada.

Quais estão corretas? 

Considere as afirmações quanto às lesões reacionais em boca.

I - O granuloma piogênico representa um crescimento tecidual com intensa formação de pus, que pode ocorrer em qualquer sítio da boca.

II - O diagnóstico clínico diferencial de uma lesão reacional de aspecto nodular, de superfície lisa, pediculada e coloração avermelhada em gengiva deve englobar granuloma piogênico, lesão periférica de células gigantes e fibroma ossificante periférico.

III - A biópsia excisional poderá ser realizada em casos de lesões únicas circunscritas cuja suspeita for de lesão reacional.

IV - A lesão periférica de células gigantes pode causar reabsorção óssea em forma de “taça” do osso alveolar subjacente.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis