Listagem de Questões sobre Oclusão
Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, procura tratamento queixando-se da aparência dos dentes e do aspecto geral do sorriso, por achar que o mesmo a deixava com ar mais envelhecido. O exame clínico revelou os seguintes dentes ausentes: 18, 28, 38, 36, 46 e 48. Os dentes 37 e 47 apresentavam inclinação acentuada para mesial; os primeiros molares superiores extruídos e com restauracões de amálgama extensas. Os prémolares superiores tinham restaurações de amálgama oclusais de aspecto superficial enegrecido e bastante porosas. Os caninos superiores estavam hígidos mas com coloração amareloacinzentada. Os dentes anteriores superiores apresentavam múltiplas restaurações de cor alterada e também apresentavam cor amarelada. Os incisivos e caninos inferiores estavam hígidos mas também amarelados. Os pré-molares inferiores estavam ligeiramente distalizados e não possuíam restaurações, mas a cor estava alterada. O exame radiográfico não mostrou alterações periapicais ou periodontais, apenas tratamento endodôntico dos dentes 16 e 26 adequados. Na anamnese foi relatado pela paciente que recentemente se submeteu a tratamento, via oral, para anemia devido a hemorragias frequentes em consequência de um mioma.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 56 a 65.
Uma parassonia associada às desordens temporomandibulares é o(a)
Com relação ao bruxismo, assinale a afirmativa que corresponde a INCORRETA:
Consiste em apertar ou ranger os dentes em atividades não funcionais do sistema mastigatório.
Os sons e movimentos mandibulares realizados no bruxismo noturno na maioria das vezes, ocorrem provavelmente devido a ausência do reflexo protetor do sistema mastigatório à noite.
Dentro da sintomatologia do bruxismo, os sintomas subjetivos como dor muscular e cefaléias são intensos e freqüentes nas crianças.
É também denominado como parafunção, efeito de karolyi, nevralgia traumática e neurose do hábito oclusal.
Possui etiologia multifatorial.
A oclusão dentária normal deve-se a uma interação entre o padrão esquelético normal e, EXCETO:
Tecidos moles e das bochechas.
Lábios.
Língua.
Estresse emocional.
Morfologia e volume dos dentes.
Paciente com 13 anos de idade, sexo feminino, mostra hiperatividade do músculo mentoniano, que se contrai para elevar o músculo orbicular dos lábios e efetuar o selamento labial. Seu perfil facial é retrognático, com excessiva sobressaliência. Em oclusão, a dentição mandibular encontra-se distalmente à maxilar. Segundo a classificação de Angle, trata-se de má oclusão de
Classe I.
Classe II divisão 1.
Classe II divisão 2.
Classe III funcional.
Classe III esquelética.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}