Questões sobre Manejo de Pacientes Especiais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Manejo de Pacientes Especiais

Sobre os aspectos das doenças sistêmicas que o cirurgiãodentista deve ter conhecimento durante o atendimento odontológico, destacam-se as coagulopatias. De acordo com o “Manual de atendimento odontológico a pacientes com coagulopatias hereditárias” do Ministério da Saúde (2005), em relação ao atendimento de pacientes coagulopatas, é correto afirmar que:

Sobre as condições de saúde bucal dos pacientes com insuficiência renal crônica, podese afirmar que:

I. A elevada concentração de ureia na saliva e sua metabolização em amônia resultam em gosto desagradável na boca, principalmente ao se levantar.

II. Devido à ingestão líquida restrita, o sinal clínico mais comum é a xerostomia, o que leva ao envolvimento direto das glândulas salivares, com o aparecimento de parotidite infecciosa retrógrada, inflamação e desidratação.

III. A maioria das manifestações bucais está relacionada à osteodistrofia renal, que é o sinal clássico do hipertireoidismo.

IV. A sintomatologia apresentada por esse grupo de pacientes inclui hálito etílico, estomatite, gengivite, decréscimo de fluxo salivar, xerostomia e parotidite.

Quais estão corretas?

Vários são os tipos de imunodeficiências que um paciente pode apresentar e as causas dessas imunodeficiências incluem: defeitos quantitativos e qualitativos nos neutróilos, imunodeiciências primárias envolvendo células T, defeitos combina-dos e complementares e distúrbios adquiridos. Podemos airmar que:

O dentista precisa conhecer as alterações fisiológicas e patológicas que acometem o organismo do paciente idoso, bem como os aspectos psicossociais de interesse para este indivíduo. O cirurgião-dentista também deve estar em contato direto com o médico geriatra, com o intuito de avaliar a administração das drogas, visto que o idoso faz uso de alguns medicamentos que apresentam efeitos colaterais, ou, mesmo, provocam alterações no nível de saúde geral. Em relação à Odontogeriatria, analise as assertivas abaixo.

I. Com o avanço da idade, ocorre maior irregularidade tanto na superfície do cemento como do osso alveolar voltado para o ligamento periodontal, além de um aumento contínuo na quantidade de cemento na região apical.

II. O periodonto de sustentação fica comprometido, havendo perda da crista óssea paradentária, reabsorção óssea vertical, sem retração gengival, mobilidade e perda dentária.

III. Dos problemas bucais existentes no paciente da terceira idade, a perda de dentes é um dos mais frequentes. Em decorrência disso, a reabilitação protética torna-se fator importante para o restabelecimento das condições bucais ideais do paciente. A perda da dentição permanente influenciará na mastigação e, consequentemente, na digestão, bem como na gustação, na pronúncia e na estética.

É correto o que se afirma em

#Questão 186937 - Odontologia, Manejo de Pacientes Especiais, CESPE / CEBRASPE, 2012, FUB, Médico Multiprofissional em Odontologia

A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar oncológica é importante na prevenção de complicações. É importante realizar o exame físico extra e intrabucal e intervenções odontológicas antes do início do tratamento oncológico e no controle dos efeitos colaterais bucais agudos da quimioterapia e da radioterapia. Considerando que, em pacientes que são acompanhados por essa equipe, o tratamento odontológico eletivo deve ser realizado somente em condições clínicas e laboratoriais favoráveis, julgue os itens que se seguem.

Em casos de pacientes trombocitopênicos, o risco de hemorragia é iminente, e por isso é necessário o uso de concentrado de plaquetas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis