Listagem de Questões sobre Geral
Em relação aos fatores etiológicos da doença cárie, analise as afirmações seguintes.
1) Trata-se de uma doença multifatorial, envolvendo o hospedeiro, a microflora cariogênica e uma dieta apropriada.
2) Os estreptococos do grupo mutans são bactérias cariogênicas, tanto em animais quanto em humanos.
3) O leite e o queijo são considerados alimentos altamente cariogênicos, uma vez que reduzem a secreção salivar.
4) O consumo da sacarose aumenta a incidência de cárie.
5) Um dos fatores mais relevantes é a freqüência do consumo de sacarose, muito mais que a quantidade desse consumo.
Estão corretas apenas:
A falta de coalescência ou fusão entre os processos embrionários da face dará origem às más-formações congênitas, com profundas influências no posicionamento dos dentes, na estética facial e no psíquico do paciente. Qual das más-formações abaixo não está relacionada com essa condição?
Diante de um paciente com uma dentição permanente em situação normal, qual das alternativas abaixo pode ser considerada incorreta?
Todos os dentes superiores contactam entre si e formam um arco dentário harmonioso. Os dentes superiores ocluem levemente para vestibular com os dentes inferiores.
Todos os dentes inferiores contactam com dois dentes superiores oponentes, com exceção dos incisivos centrais inferiores.
Os incisivos laterais superiores são mais curtos que os incisivos centrais, que, por sua vez, são excedidos em comprimento pelos caninos.
Os incisivos laterais inferiores são ligeiramente mais curtos que os incisivos centrais, que, por sua vez, são menores que os caninos.
As raízes dos incisivos laterais superiores são anguladas distalmente, bem como as dos incisivos centrais.
Um dos mais importantes exames complementares, utilizados em Odontologia com finalidade diagnóstica das lesões orais, baseia-se na remoção parcial da lesão como amostra e na conseqüente avaliação histopatológica. A descrição apresentada corresponde a que tipo de exame complementar?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA/RJ), em 2003, mais de 400 pessoas morreram de câncer de boca no Nordeste. Dentre os tipos de câncer que podem acometer esta região anatômica, o maior responsável por essa taxa de mortalidade é o:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}