Questões sobre Estomatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estomatologia

A condição descrita é compatível com o diagnóstico de

No que se refere às patologias bucais, julgue os próximos itens.

O câncer de boca afeta predominantemente os fumantes.

#Questão 187546 - Odontologia, Estomatologia, FUNIVERSA, 2010, SEPLAG / SEE/DF, Professor de Educação Básica

Um menino com oito anos de idade foi encaminhado ao odontopediatra, pelo pediatra, devido ao atraso na exfoliação de vários dentes decíduos e na erupção dos molares permanentes. Durante o exame clínico e radiográfico, foi relatado que vários familiares da criança tinham história de ausência de dentes, presença de dentes conoides e cabelos finos e escassos. O exame intrabucal revelou a presença de incisivos superiores conoides, uma alta atividade de cárie e ausência de primeiros molares permanentes. O exame radiográfico mostrou a ausência de todos os molares e pré-molares permanentes superiores e inferiores, assim como de caninos e incisivos inferiores conoides. Nesse caso, o diagnóstico do paciente é

#Questão 187548 - Odontologia, Estomatologia, FUNIVERSA, 2010, SEPLAG / SEE/DF, Professor de Educação Básica

Uma paciente com 48 anos de idade, feoderma, foi encaminhada à clínica odontológica para avaliação de uma lesão presente na língua. Durante a anamnese, a paciente relatou ter percebido, há cerca de um ano, o surgimento da lesão, que, desde então, não apresentou crescimento acentuado. A história médica pregressa revelou internação aos 28 anos de idade, em função de quadro clínico de apendicite. Ao exame intraoral, pode-se evidenciar aumento volumétrico submucoso em dorso de língua, assintomático, de formato nodular, consistência elástica, coloração bastante eritematosa, recoberto por mucosa íntegra e com medidas aproximadas de 1,5 cm × 0,8 cm nos seus maiores diâmetros.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a manobra clínica semiotécnica mais apropriada para auxiliar na formulação de hipótese clínica e diagnóstico diferencial.

#Questão 187550 - Odontologia, Estomatologia, FUNIVERSA, 2010, SEPLAG / SEE/DF, Professor de Educação Básica

Paciente com 27 anos de idade, gênero masculino, compareceu ao consultório odontológico com queixa principal de dor na gengiva. Durante o exame oroscópico, constatou-se gengiva com aspecto bastante avermelhado e sangramento ao leve toque, além de áreas de necrose na gengiva interdental dos dentes inferiores (entre os 32-33 e 43-44). Além disso, foram evidenciadas áreas de ulceração nas regiões vestibulares da margem gengival e na gengiva interdental dos dentes anteriores superiores, febre, linfoadenopatia regional e mal-estar.

Com base nessas informações, o fator que não pode ser considerado como predisponente relacionado com o quadro intraoral descrito é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis