Questões sobre Cariologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cariologia

De acordo com o Ministério da Saúde, a adoção de cuidados com a saúde bucal deve ser estimulada e motivada pelos profissionais da equipe de saúde desde os primeiros dias de vida. Uma das alterações em saúde bucal mais frequente nas crianças é uma doença infecciosa causada por fungos, caracterizada pela presença de placas esbranquiçadas e moles que recobrem a língua, bochecha ou palato mole (céu da boca mais posterior). Essa descrição corresponde a:  

Para os profissionais da odontologia, todas as imagens visualizadas durante o exame clínico dos dentes, para diagnosticar lesões cariosas, e durante o preparo cavitário, para decidir sua forma e extensão, refletem eventos de física ótica. Por estes motivos, o conhecimento de alguns mecanismos básicos de interação da luz com os tecidos dentais duros é bastante válido. Analise a alternativa a seguir que apresenta incoerência entre suas alterações na dentina, o aspecto e a causa. 

Sobre o flúor, analise as assertivas abaixo:


I. A fluoretação das águas é obrigatória no Brasil desde 1974.

II. O objetivo de todos os meios de utilização de flúor, sejam direcionados a populações ou indivíduos, é a manutenção do íon flúor na cavidade bucal, para interferir no desenvolvimento da cárie dentária.

III. A fluorose dentária é o resultado da ingestão aguda de flúor durante o desenvolvimento dental, que se manifesta como mudanças visíveis de opacidade do esmalte devido a alterações no processo de mineralização.


Quais estão corretas?

Em restaurações diretas confeccionadas com resina composta, a interação entre o material restaurador e o substrato dental baseia-se na adesão. A adesão é um excelente meio de retenção, pois ela proporciona a união do material restaurador ao dente, sem depender da retenção mecânica do preparo. Dessa forma, é possível remover menor quantidade de tecido durante o preparo da cavidade, atuando segundo uma filosofia conservadora (BARATIERI, 2010). Sobre o preparo para restaurações diretas, analise as assertivas abaixo:


I. Em lesões não cariosas do tipo classe V, nas quais a perda de estrutura é decorrente de processos de abrasão, corrosão, abfração ou atrição, existe a necessidade de remover estrutura dental previamente à execução das etapas adesivas e à inserção dos compósitos.

II. Em dentes anteriores fraturados, é possível devolver função e estética por meio de compósitos diretos, sem qualquer tipo de preparo cavitário.

III. Em lesões de cárie proximais, é recomendável o afastamento dos dentes para o acesso direto à lesão, a fim de preservar as faces hígidas que não foram atingidas pela cárie.

IV. Em alguns casos, a busca pela excelência estética também pode justificar algum tipo de preparo cavitário (remoção de mancha ou estrutura dental escurecida), porém o mesmo sempre deve ser o mais conservador possível.


Quais estão corretas? 

Sobre a epidemiologia da cárie, considere os itens, abaixo: I - Prevalência e incidência da cárie dentária é usualmente avaliada em estudos epidemiológicos a partir do emprego do índice CPOD.
II – O índice CPOD é composto pela soma dos dentes acometidos por lesões de cárie cavitadas, restaurados (“obturados”) ou extraídos (perdidos) devido à cárie dentária.
III - Devido ao seu caráter cumulativo ao longo dos anos, o CPOD é sempre referido em relação à idade, e um indicador utilizado internacionalmente é o CPOD aos 16 anos de idade.

Está correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis