Questões de Odontologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2022

#Questão 1047365 - Odontologia, Radiologia, FAURGS, 2022, SES-RS, Odontólogo - Edital nº 15

Ao exame radiográfico, observa-se união de dois dentes adjacentes apenas por cemento. Qual nome é dado a essa anomalia dental?

#Questão 1047366 - Odontologia, Radiologia, FAURGS, 2022, SES-RS, Odontólogo - Edital nº 15

Ao analisar uma radiografia panorâmica de um paciente masculino, leucoderma de 22 anos, observaram-se duas imagens radiolúcidas uniloculares de formato triangular em região de corpo de mandíbula do lado direito e esquerdo, que mediam aproximadamente 2,0 cm x 1,0 cm em seus maiores diâmetros cada. As imagens apresentavam-se nitidamente limitadas superiormente pela linha miloióidea e inferiormente pela borda inferior da mandíbula. Frente à descrição das imagens, o provável diagnóstico é  

#Questão 1047367 - Odontologia, Radiologia, FAURGS, 2022, SES-RS, Odontólogo - Edital nº 15

Ao se realizar radiografias periapicais da região de molares superiores, frequentemente observa-se uma linha radiopaca espessa em forma de U, com sua extremidade aberta direcionada superiormente, normalmente localizada dentro do seio maxilar, que representa

O tratamento oncológico pode apresentar repercussões na cavidade oral. Considerando essas possíveis repercussões, analise as afirmativas abaixo.

I - A cárie de radiação se inicia nas superfícies vestibulares cervicais dos dentes e afeta as superfícies lisas, incluindo as dos dentes anteriores inferiores, o que é inesperado, uma vez que essas regiões são, em outras condições, as mais resistentes à cárie. As lesões progridem e circundam as áreas cervicais dos dentes (cárie rampante).

II - A candidíase é uma infecção bacteriana comum em pacientes em tratamento oncológico tratados por radioterapia, durante e após o tratamento. Pode causar dor, disgeusia, anorexia, desnutrição e dispersão esofágica ou sistêmica.

III - A osteorradionecrose tem como fatores de risco: dose total de radiação, modalidade de tratamento, fracionamento da radioterapia, higiene bucal, tempo após exodontias e outros procedimentos invasivos, tabagismo e etilismo. Seu manejo clínico é bastante complexo e varia de acordo com o quadro clínico instalado.

IV - A mucosite oral é bastante frequente e se caracteriza por um quadro inflamatório na mucosa que pode resultar na interrupção do tratamento em casos severos.

Quais estão corretas?

Considere as afirmações a seguir sobre lesões orais frequentes da prática clínica.

I - Lesão plana de coloração vinhosa, mal delimitada, cuja diascopia (vitropressão) mostrou ser positiva (lesão some com compressão) pode ser interpretada como lesão vascular, como, por exemplo, hemangioma.

II - Lesão nodular única, de coloração rósea, superfície lisa, firme à palpação, séssil, assintomática, localizada em mucosa jugal deve ter como principais hipóteses de diagnóstico fibroma ou hiperplasia inflamatória.

III - Linha branca de ceratinização friccional, localizada na mucosa jugal paralela à linha de oclusão, assintomática é compatível com quadro clínico de linha alba e necessita ser biopsiada com intuito de tratar a lesão.

IV - As ulcerações aftosas recorrentes (aftas) são autoimunes, possuem incidência universal e com quadro clínico principal de pequenas ulcerações rasas, recorrentes, sintomáticas, que afetam preferencialmente mucosa ceratinizada.

Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis