Questões de Odontologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2022

A realização de tratamentos odontológicos restauradores num paciente nem sempre é capaz de evitar a recorrência de novas lesões cariosas. Por isso, é necessário que o paciente seja orientado, por meio da educação em saúde bucal, a respeito do controle de placa bacteriana, de hábitos dietéticos e do uso de agentes terapêuticos/preventivos, a fim de controlar os fatores etiológicos da atividade da doença. Além disso, é fundamental que o cirurgião-dentista elimine imediatamente os nichos retentivos de placa, para facilitar desde uma moldagem até o isolamento absoluto do campo operatório. Essa preparação é chamada de 

No que se refere ao exame geral do paciente e à anamnese, assinale a opção correta.

   Ao realizar exame minucioso da cavidade bucal — uma das etapas fundamentais do exame clínico de um paciente — um cirurgião-dentista se depara com uma ulceração bucal, medindo 0,8 mm, em paciente com histórico de câncer bucal submetido a cirurgias extensas e à radioterapia.
Nessa situação hipotética, é correto afirmar que o cirurgião-dentista, ao fazer o controle, deve realizar a retirada dessa ulceração por

Após uma condenação por infração ética odontológica, há um tempo para que o profissional possa requerer sua reabilitação profissional. Assinale a alternativa que indica quanto tempo depois, no mínimo, um profissional condenado à “cassação do exercício profissional”, pode solicitar sua reabilitação.

Durante a prática odontológica, a saúde do trabalhador está exposta a riscos causados por agentes físicos, químicos e biológicos, presentes nos ambientes de trabalho. Dentre os fatores físicos, o ruído é considerado potente agressor à saúde dos profissionais, considerando sua intensidade e tempo de exposição. Sobre este risco ocupacional, analise e julgue:
I- O primeiro efeito fisiológico da exposição a níveis altos de ruído é a perda de audição na banda de frequência de 4 a 6 khz.
II- Pode causar efeitos sistêmicos, como: aceleração da pulsação, fadiga e nervosismo.
III- Inicialmente, deve-se procurar atenuar a exposição ao ruído por meio de medidas coletivas, como controlar o ruído diretamente na fonte geradora e/ou na sua trajetória, porém, quando isso não for possível, deve-se recorrer às medidas individuais, como o uso de protetores auriculares (EPI).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis