Questões de Odontologia do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2020

O ________________ é o segundo cisto odontogênico mais frequente nos maxilares. É uma lesão benigna, derivada do epitélio odontogênico da coroa de um dente não erupcionado, porém de etiopatogenia incerta.

Sobre os princípios cirúrgicos, antes de qualquer coisa deve-se fazer uma boa anti-sepsia acompanhada da colocação do campo cirúrgico. A anti-sepsia é feita com álcool iodado, povidine (PVPI), em sentido centrífugo (em círculo, do centro para a borda) em relação à área de interesse. Feito isto aplica-se a anestesia e deve-se seguir o protocolo cirúrgico que envolve de maneira geral 4 etapas, associe essas etapas de acordo com sua descrição:

COLUNA I
1. Diérese 2. Exérese 3. Síntese 4. Hemostasia

COLUNA II
(____) Etapa cirúrgica que reaproxima os extremos dos tecidos ressecados seccionados.
(____) Etapa cirúrgica na qual se divide os tecidos para acessar a região operada.
(____) Etapa cirúrgica na qual se realiza manobra cirúrgica para remoção parcial ou total do tecido ou órgão com objetivo terapêutico.
(____) Etapa cirúrgica que percorre todo o procedimento cirúrgico.

Paciente do sexo masculino, 10 anos, compareceu a urgência odontológica após sofrer uma queda na borda da piscina que ocasionou uma fratura dentária envolvendo esmalte e dentina, expondo a polpa. Essa fratura é classificada como:

O atendimento odontológico em pacientes gestantes é um assunto controverso, visto que são pacientes que constituem um grupo de risco temporário, devido às condições adversas criadas por mudanças físicas, psicológicas e hormonais. Analise as afirmações a seguir:

I. O cirurgião-dentista deve orientar a gestante quanto a uma alimentação saudável e equilibrada, constituída de proteínas, vitaminas e minerais, evitando-se frituras, gorduras, excesso de sal e sacarose.

II. Se todas as medidas de precaução forem observadas, tais como uso de avental plumbífero, regulação da dose e duração dos raios X, o exame radiográfico poderá ser realizado em gestantes, preferencialmente após o primeiro trimestre de gestação e em casos de urgência.

III. A alteração de hormônio durante a gestação é um fator predisponente para a doença periodontal, que se manifestará independentemente da presença de placa dental. Logo, a gestante deve ser orientada a realizar bochechos diários com enxaguatórios à base de clorexidina.

IV. A suplementação pré-natal com flúor não deve ser indicada para a gestante, pois não há comprovação recente de que a eficácia da ingestão de flúor durante a gravidez diminua a incidência de lesões de cárie em dentes decíduos dos seus filhos.

A erupção dental é um processo no qual o dente migra da sua posição intraóssea na maxila e mandíbula para sua posição funcional, envolvendo, portanto, outros tecidos e mecanismos fisiológicos além do simples irrompimento no tecido gengival. Segundo a cronologia de erupção da dentição decídua, o primeiro elemento a erupcionar na cavidade bucal é o incisivo central:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis