Questões de Odontologia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2005

De acordo com Neville, os sialólitos são estruturas calcificadas que se desenvolvem no interior do sistema ductal salivar. Atribui-se sua gênese a deposições de sais de cálcio que envolvem restos orgânicos no lúmen do ducto. Embora não tenha sido ainda determinado o porquê do seu desenvolvimento, sabe-se que a patologia não está relacionada a qualquer desordem sistêmica no metabolismo do cálcio ou do fósforo.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

A característica tortuosa do sistema ductal e a natureza mucóide da secreção da glândula submandibular tornam-na mais propensa a desenvolver cálculo que as demais glândulas salivares principais.

As Macrorregiões de Saúde são espaços territoriais formados por um conjunto de microrregiões que convergem para os pólos terciários. Com maior capacidade para resolver a complexidade do setor saúde, no Estado do Ceará, elas estão assim distribuídas:

#Questão 200432 - Odontologia, Geral, FCC, 2005, TRE RN, Analista Judiciário

Para resolução das questões de números 21 a 23, considere o enunciado abaixo.

Paciente com 7 anos de idade, sexo masculino, apresenta- se para a primeira consulta odontológica com placa bacteriana visível sobre alguns dentes.

Após profilaxia dentária e secagem dos dentes, a realização do diagnóstico requer o procedimento de inspeção visual para detectar a condição e respectiva característica:

 

O exame e a avaliação das deformidades dentofaciais devem ser feitos com base em documentação específica para tal, compreendendo exames radiográficos, modelos de estudo e de trabalho e fotos do paciente bem como exame clínico. Considerando o exame com a finalidade de estabelecer o diagnóstico e o planejamento da cirurgia, julgue os itens subseqüentes.

No exame radiográfico para confecção do traçado cefalométrico diagnóstico, uma das relações esqueléticas entre maxila e mandíbula é determinada pela convexidade (distância entre ponto A e o plano facial Na-Po), e um aumento nessa medida é corretamente interpretado como um padrão de classe II determinado por crescimento excessivo ântero-posterior da maxila (protrusão maxilar).

 

Em face dos diagramas A e B acima e considerando que das fraturas do terço inferior da face as mais freqüentes são as que afetam o côndilo mandibular, que podem trazer sérias repercussões se não tratadas adequadamente, julgue os itens a seguir.

Nos casos de fraturas condilares intracapsulares, o fator que determina se a anquilose se desenvolverá ou não é um período de imobilização prolongado (acima de 6 semanas), pelo fato de propiciar o desenvolvimento de tecido fibroso cicatricial que será ulteriormente ossificado, promovendo, assim, a soldadura da mandíbula com o osso temporal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis