Questões de Odontologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia

Um paciente, 25 anos, com ausência dos dentes 34, 35, 36, 46 e 47, procurou atendimento odontológico para remoção de dente incluso na região de pré-molar inferior esquerdo. Durante o procedimento cirúrgico, o profissional, após uma manobra intempestiva, fraturou a mandíbula do paciente na região envolvida. A primeira providência foi a prescrição de exame radiográfico panorâmico, porém, a imagem evidenciou uma faixa radiopaca com degrau no plano oclusal e base da mandíbula. Com base no caso apresentado, a prescrição correta de exames por imagem é a panorâmica e o(a)

Em relação à leucoplasia, definida pela Organização Mundial de Saúde como uma placa ou mancha branca que não pode ser caracterizada clínica ou patologicamente como qualquer outra doença, analise as afirmativas.

I. A leucoplasia fina ou branda pode desaparecer ou continuar inalterada.

II. A maioria das leucoplasias espessas e lisas permanece indefinidamente nesse estágio.

III. A leucoplasia verrucosa apresenta grande potencial de transformação em carcinoma verrucoso.

IV. A eritroleucoplasia infrequentemente apresenta displasia na biópsia.

Estão corretas apenas as afirmativas

As anomalias dentofaciais, frequentemente, são tratadas com procedimentos isolados na mandíbula ou na maxila e na área da face média. Como as anomalias podem, obviamente, ocorrer na maxila e na mandíbula, a correção cirúrgica requer uma combinação de procedimentos cirúrgicos. Sobre a correção das deformidades dentofaciais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Nos casos severos de excesso mandibular, a grande sobressaliência negativa pode dificultar o selamento labial adequado sem constrição anormal do músculo orbicular da boca.

( ) A técnica de osteotomia de separação sagital bilateral é utilizada tanto nos casos em que há excesso mandibular, quanto nas condições em que o paciente apresenta deficiência mandibular.

( ) O crescimento excessivo da maxila pode gerar más oclusões dentárias de classe II e III, mas não de classe I.

( ) A principal técnica para correção da deficiência maxilar, especialmente nos casos em que se apresenta a má oclusão de classe III, é a osteotomia de Le Fort I. Entretanto, em deformidades graves da face média que apresentam deficiência do rebordo infraorbitário e da eminência zigomática, a osteotomia do tipo Le Fort III e/ou Le Fort II estão indicadas.

A sequência está correta em

Paciente, 50 anos, apresenta-se para tratamento em uma unidade de saúde. Durante a anamnese, relata que percebeu o aumento na quantidade de urina, além de sentir muita sede e muita fome. Informa, ainda, que a mãe e a tia são diabéticas. Com base no quadro clínico apresentado, deve-se solicitar ao paciente o exame de

“Os métodos de localização radiográfica são bastante úteis quando há sobreposição de imagens. No método de(o) _________________, o objeto mais próximo sempre se desloca em sentido contrário ao do observador. O objeto mais distante sempre acompanha o deslocamento do operador.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis