Questões de Não definido do ano 2020

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Listagem de Questões de Não definido do ano 2020

" A biografia de um dos maiores nomes da música capixaba será apresentada em um livro, a ser lançado nesta quarta-feira (02), em Vitória. Com o título O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes, a obra retrata a vida do pianista, maestro, arranjador e compositor capixaba. Produzido pela jornalista Cínthia Ferreira, o livro resgata a memória do músico que, com seu piano, embalou a sociedade do Espírito Santo, alguns estados brasileiros e países da América Latina”.
(adaptado de https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/10/2019/biografia-dopianista-capixaba-helio-mendes-sera-lancada-nesta-quarta-feira-em-vitoria).

O repertório predominante na carreira de Hélio e em plena ascensão no Brasil ao final da década de 1950, com forte influência norte-americana é:

O Festival de Teatro Infantil de Vila Velha foi idealizado no ano de 1999. São realizadas diversas peças infantis encenadas por companhias teatrais de várias regiões do Espírito Santo e do Brasil, em que os atores interagem com o público, em sua maioria crianças. A artista considerada uma das precursoras do teatro infantil brasileiro pela fundação do grupo “O Tablado” e pelo seu texto mais famoso, “Pluft, o Fantasminha” (1955) é:

“Como exigir de um aluno que pinte o tronco da árvore de marrom e as folhas de verde para ficar bonito se os artistas modernos já descontruíram essas visualidades?” (IAVELBERG, Rosa. Ensino de arte. SP: Thomson Learning, 2006). Esta indagação sugere que o seguinte repertório deve fazer parte da formação do professor, para que ele não seja superado pelas visualidades criadas pelos alunos, julgando-os sem critérios adequados à atualização na área de conhecimentos sobre:

As imagens abaixo sintetizam diferentes abordagens na história do ensino artístico brasileiro. Analise-as. incorreta:

A alternativa INCORRETA é:

“Quando o aluno observa obras de arte e é estimulado e não obrigado a escolher uma delas como suporte de seu trabalho plástico a sua expressão individual se realiza da mesma maneira que se organiza quando o suporte estimulador é a paisagem que ele vê ou a cadeira de seu quarto (…) O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem. Assim estaremos ao mesmo tempo preservando a livre expressão, importante conquista do modernismo que caracterizou a vanguarda do ensino da arte no Brasil de 1948 aos anos setenta, e nos tornado contemporâneos” (BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. SP/Porto Alegre: Perspectiva/Fundação Ioschpe, 1991).
O fragmento citado menciona a sistematização de um termo conceitual oriundo da prática do trabalho no Museu de Arte Contemporânea da USP e posteriormente disseminado em práticas artísticas escolares no Brasil a partir da década de 1990. O termo é denominado:

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