Questões de Meio Ambiente da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Meio Ambiente da CESPE / CEBRASPE

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 71 a 80, quanto ao tratamento dado à biodiversidade.

Quanto ao acesso e à coleta do patrimônio genético, sabe-se que a coleta visa obter organismos ou amostra de material biológico, e o acesso visa isolar, identificar ou utilizar informação de origem genética contida nos organismos ou nas amostras de material biológico coletados, na forma de moléculas e substâncias provenientes do metabolismo dos organismos e de extratos obtidos desses organismos. Portanto, pode haver coleta sem acesso, mas não é possível haver acesso ao patrimônio genético sem coleta, haja vista que o acesso deve ocorrer a partir de material biológico conservado ou mantido em coleções ex situ.

Acerca do tema objeto do texto acima, julgue os próximos itens.

O sacrifício de animais exóticos invasores já instalados nas UCs não deve ser justificado ou defendido por meio de campanhas educativas, porque fere os princípios e objetivos educativos das UCs.

Acerca do tema objeto do texto acima, julgue os próximos itens.

O trabalho de educação ambiental no contexto em questão deve informar aos gestores de unidades de conservação da natureza e à comunidade que a restauração da integridade ecológica dos ecossistemas e das UCs depende estritamente de intervenção humana.

Acerca do tema objeto do texto acima, julgue os próximos itens.

Recomenda-se, para o combate ao caramujo gigante africano (Achatina fulica), que se ensine a população a participar diretamente da captura manual dos exemplares, e sua morte com uso de sal, fogo ou simples pisoteio.

O Ministério do Meio Ambiente lançou, em 2006, uma chamada pública para seleção e contratação de projetos voltados para o mapeamento de potenciais coletivos educadores para territórios sustentáveis. O objetivo era promover a articulação do programa em todos os territórios do país para inclusão no Cadastro Nacional de Coletivos Educadores, selecionando projetos que demonstrem capacidade de articulação institucional, diálogo com as políticas públicas do órgão gestor da PNEA e com perspectiva de atuação permanente e continuada em uma base territorial predefinida. Acerca dos conceitos relacionados a essa diretriz política e do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), julgue os itens seguintes.

A metodologia da pesquisa ação participante é utilizada no Programa Nacional de Formação de Educadores Ambientais (ProFEA), programa este que é a base teórico-prática de um coletivo educador.

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