Questões de Meio Ambiente do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Meio Ambiente do ano 2025

    Sobre inovações tecnológicas aplicadas à gestão ambiental, analise as alternativas e escolha a que reflete um uso avançado e integrado dessas tecnologias no contexto da sustentabilidade:

Sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa que reflete uma interpretação avançada e técnica do tema:

#Questão 1107244 - Meio Ambiente, Educação Ambiental, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

A conscientização do papel do homem e da educação na preservação ambiental é envolvida diretamente pela educação ambiental que é um componente essencial e permanente na educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Diante disso, contribuindo para o papel do homem na sociedade, está a formação dos professores, através do (a):

I.Aprofundamento conceitual que permita a produção de conhecimentos internacionais em detrimento dos locais.
II.Experimentação de metodologias de projetos de intervenção e transformação, por meio de instrumentos como a pesquisa-ação-participativa e o fomento à relação escola-comunidade.
Fonte: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambientalna escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.

A partir da análise desses itens, é possível AFIRMAR que:

#Questão 1107246 - Meio Ambiente, Educação Ambiental, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

No histórico da educação ambiental, no ano de 1997, foi institucionalizado um subsídio para apoiar a escola na elaboração do seu projeto educativo, inserindo procedimentos, atitudes e valores no convívio escolar, bem como a necessidade de tratar de alguns temas sociais urgentes, de abrangência nacional, denominados como temas transversais: meio ambiente, ética, pluralidade cultural, orientação sexual, trabalho e consumo, com possibilidade de as escolas e/ou comunidades elegerem outros de importância relevante para sua realidade.
Fonte: HENRIQUES, Ricardo et al. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília: Cadernos SECAD 1, 2007.

O texto acima refere-se ao documento orientador:

#Questão 1107249 - Meio Ambiente, O Meio Ambiente, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

Devido à complexidade natural dos sistemas ecológicos, e ao próprio conceito de sustentabilidade, que é multidimensional, pois envolve aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, o manejo sustentável deve ser entendido como uma busca de passar das condições existentes, de contínua degradação, para condições ambientalmente mais desejáveis e que possam ser medidas por indicadores que envolvam noções de integridade e de saúde ambiental. Podem ser citados como indicadores positivos da qualidade do ambiente:

I.Paralisação do funcionamento hidrológico.
II.Potencial produtivo do solo ao longo do tempo.
III.Biodiversidade.
Fonte: SANTOS, Devanir Garcia dos; ROMANO, Paulo Afonso. Conservação da água e do solo, e gestão integrada dos recursos hídricos. Revista de política agrícola, v. 14, n. 2, p. 51-64, 2005.

É CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis