Questões de Meio Ambiente do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Meio Ambiente do ano 2016

Há uma grande discussão atualmente em voga para que as sociedades e os governos se conscientizem e diminuam a emissão dos gases do efeito estufa. Entre as práticas a seguir mencionadas, assinale aquela que pode ser considerada totalmente limpa no sentido de não emitir poluentes na atmosfera.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas, a desertificação é a degradação de terras de zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas resultante de fatores diversos, tais como as variações climáticas e as atividades humanas. Dentre as consequências do aumento do processo de desertificação destaca-se:

I. Degradação do solo e dos recursos hídricos.

II. Degradação da vegetação e da biodiversidade.

III. Redução da qualidade de vida da população.

IV. Aumento da concentração de metais pesados e poluentes no solo e nos recursos hídricos.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

O controle da poluição atmosférica, principalmente nas grandes cidades ou centros industriais, torna-se necessário para garantir uma qualidade satisfatória do ar. Entre as principais medidas de controle destacam-se:

I. Localização adequada de indústrias, com relação às residências e a outros usos sensíveis, exigindo-se um afastamento conveniente, em função do potencial de poluição da fonte.

II. Instalação de equipamentos de retenção de poluentes, nas indústrias e outras fontes de poluição.

III. Utilização maior do transporte coletivo, nas grandes cidades, em substituição ao transporte individual.

IV. Melhoria do sistema de transporte urbano, ocasionando fluxos mais rápidos, o que resultará numa menor quantidade de poluentes lançados na atmosfera.

V. Controle da queima do lixo e de outros materiais, nos incineradores de resíduos sólidos, com instalação de dispositivos de controle da emissão de gases.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Analise as terminologias e suas respectivas definições.

I. Meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordens física, química, biológica, social, cultural e econômica.

II. Solo: camada superficial da crosta terrestre que resulta da decomposição das rochas do subsolo e contém substâncias orgânicas derivadas da decomposição de vegetais e de animais.

III. Bacia hidrográfica: áreas extensas e abertas topograficamente, cuja principal entrada de água é a precipitação pluvial e a saída é o volume de água escoado superficialmente.

IV. Áreas de preservação permanente: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

A terminologia e sua respectiva definição está INCORRETA apenas em

Existem vários critérios de classificação dos recursos hídricos, como, por exemplo, concentração de sal (água doce, salobra e salinas) ou quanto à qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário de uso (balneabilidade) que apresenta duas categorias: própria ou imprópria. As águas serão consideradas impróprias quando no trecho avaliado for verificada uma das seguintes ocorrências:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis