Questões sobre Radiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Radiologia

Os tumores de esôfago são a sexta maior causa de morte por câncer no mundo. Para o Brasil, no ano de 2014, esperam-se 8.010 novos casos de câncer de esôfago, segundo dados do Inca. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta acerca desse tumor.

Considere hipoteticamente que paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no pronto-socorro com queixa de crise convulsiva há seis horas, sem evidência de perda de força ou de coordenação de membros superiores e inferiores, nem de alterações de marcha, orientação ou consciência do estudo físico neurológico. A tomografia computadorizada mostrou uma massa sólida homogênea, levemente hiperdensa na fase pré-contraste e com discretos focos esparsos de calcificações, localizada junto à foice e à alta convexidade cerebral, medindo cerca de 4 x 4 x 3 cm. Nota-se intenso realce homogêneo pelo meio de contraste iodado, com aparente extensão desse hiper-realce para a foice cerebral em continuidade com a lesão, além de discreto efeito de massa sobre as estruturas adjacentes.

Com relação à lesão descrita, o diagnóstico mais provável é

Os tumores de pâncreas mais comuns são os adenocarcinomas, lesões de difícil detecção, o que leva, com frequência, ao diagnóstico tardio e à alta mortalidade por seu comportamento agressivo. No Brasil, segundo dados do Inca, eles correspondem a 2% de todos os cânceres diagnosticados e a 4% das mortes por câncer. Com relação a esses tumores, assinale a alternativa correta.

Os nódulos tireoidianos são extremamente comuns na prática clínica do radiologista, sendo a ultrassonografia o melhor método para a avaliação da tireoide. No entanto, não existem características ultrassonográficas patognomônicas para a malignidade. O papel mais importante do radiologista no manejo dos nódulos tireoidianos é decidir biopsiar ou não um nódulo, com base em critérios de imagem, e utilizar-se de técnica adequada na obtenção do material por meio de punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Com base nessas informações, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.

Nos exames de ressonância magnética, as diferenças de T1, T2 e densidade de prótons nos vários tecidos são responsáveis pelas diferenças de contraste entre esses tecidos. Dois parâmetros, o tempo de repetição (TR) e o tempo de eco (TE), são a chave para a formação do contraste de imagem, podendo ser ajustados para enfatizar o tipo de contraste desejado. Quanto a esses princípios básicos da imagem na ressonância magnética, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis