681 Q931588
Medicina Neurologia Farmacologia e Anestesiologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Analise as assertivas abaixo sobre o embolismo aéreo em ressecção de tumores intracranianos em posição sentada:
I. A combinação de doppler precordial e monitorização de CO2 expirado é capaz de identificar a sua ocorrência com segurança.
II. A compressão jugular faz parte do manejo. III. O ecocardiograma transesofágico é mais sensível para o diagnóstico e pode ser usado com segurança em procedimentos prolongados que envolvam a flexão cervical.
Quais estão corretas?
682 Q931542
Medicina Neurologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Assinale a alternativa que corresponde a uma medida eficaz para o controle da hipertensão intracraniana.
683 Q931540
Medicina Neurologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Qual é o intervalo mínimo entre os dois exames clínicos para confirmação da morte cerebral em um paciente adulto?
684 Q931522
Medicina Neurologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Paciente vítima de traumatismo cranioencefálico, que chega no departamento de emergência com a via aérea pérvia, apresentando abertura ocular ao estímulo doloroso, gemente (emitindo sons incompreensíveis), hemiplégico à esquerda e localizando o estímulo doloroso à direita. Sobre esse atendimento, é correto afirmar que o paciente apresenta pontuação _____ na Escala de Coma de Glasgow e _________________ indicação e proteção de via aérea imediata através da intubação orotraqueal.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
685 Q931505
Medicina Neurologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Paciente veio ao hospital trazido pelo serviço pré-hospitalar por déficit neurológico agudo. Durante a anamnese, descobre-se que o paciente iniciou há 40 minutos com sintomas de disartria e desvio de rima, bem como discreta hemiparesia esquerda. No exame físico, não se observa alterações de fala nem paralisia facial, mas se observa a presença de força grau V em todos os membros. Ao aplicar a escala de National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS), obtém-se a pontuação zero. Sobre o diagnóstico e seguimento desse paciente, assinale a alternativa correta.
686 Q931498
Medicina Neurologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Sobre o manejo dos pacientes com cefaleia, assinale a alternativa INCORRETA.
687 Q931497
Medicina Neurologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Sobre o manejo dos pacientes com crise convulsiva, analise as assertivas abaixo:
I. Na avaliação de paciente com a primeira crise convulsiva, além da anamnese e exame físico, está indicada a realização de exames laboratoriais (incluindo screening infeccioso e eletrólitos) e de neuroimagem.
II. O estado de mal epiléptico em adultos é definido como uma única crise ininterrupta com duração maior de 5 minutos ou crises convulsivas frequentes sem retorno ao estado clínico basal no intervalo das crises.
III. O manejo do estado de mal epiléptico inclui, além das medidas de suporte para estabilização inicial, a administração intravenosa de benzodiazepínico, ficando o anticonvulsivante resguardado para casos refratários a medicação inicial.
Quais estão corretas?
688 Q931444
Medicina Neurologia Genética Médica
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A neurofibromatose tipo 2 é uma doença autossômica dominante, com penetrância completa. O gene associado à doença é o NF2, que codifica uma proteína chamada merlina. Dentre os achados abaixo, qual NÃO é encontrado na neurofibromatose tipo 2? 
689 Q931427
Medicina Neurologia Medicina Intensiva Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Lactente com diarreia aguda, febre e toxemia, inclusive fora do período febril há 2 dias, chega na emergência em choque hipovolêmico. Restabelece-se o alvo da hidratação com diurese após 2ª expansão volêmica de 20 mL/kg de SF 0,9%. Após esse episódio, inicia oscilação de sensório culminando com coma. Transferido à UTIP, seu sódio sérico coletado na admissão evidencia 178 mEq/L (sódio anterior era 127 mEq/L). A causa mais provável da piora neurológica é: 
690 Q931411
Medicina Neurologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A herniação cerebral ocorre em cerca de 30% dos casos de hipertensão intracraniana associada ao trauma craniano grave, e medidas terapêuticas de emergência devem ser instituídas, com cuidado para evitar mais dano neuronal. Dentre as medidas abaixo, qual se relaciona com piora da hipoxemia encefálica por redução do fluxo sanguíneo cerebral?